TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do O Boticario

Artigos Científicos: Estudo Do O Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  2.137 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Atualmente, é percebível o crescimento do mercado de cosméticos no Brasil e são vários fatores que tem contribuído, dentre os quais, a participação das mulheres no mercado de trabalho, lançamentos constantes de novos produtos para atender a demanda e necessidades do mercado. Segundo pesquisa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos), em relação ao mercado mundial o Brasil ocupa em terceira posição com os principais canais de distribuição a franquia, a venda direta e a distribuição tradicional.

Mas cada dia, o mercado está mais competitivo e exigente dessas empresas que atuam nesse ramo. Várias empresas vêem investindo em modernos centros de pesquisas, centros de diagnósticos, em matérias primas modernas e equipamentos de última geração para levar o que há de mais moderno em tecnologia para o mercado, e fazem um excelente trabalho, com produtos de alto desempenho, não perdendo nada em qualidade para atender ao consumidor.

E não para por ai, as empresas estão trabalhando fortemente para se equiparar às vantagens competitivas do mercado ao qual estão inseridas. A concorrência, para atender esse mercado, está na forma de como se administra a organização. Para competir e se diferenciar diante desses novos desafios, além dos novos procedimentos que atendam aos padrões de qualidades exigidas, é preciso ter técnicas de estratégias de direção e controle, utilizar-se das ferramentas gerenciais como, por exemplo, o marketing.

Esse trabalho tem como objetivo demonstrar como as ferramentas gerenciais da administração tem ajudado as empresas a se manterem no mercado. Será utilizada como estudo de caso a empresa O Boticário, que foi criada em 1977 como uma farmácia de manipulação em Curitiba, pelo Krigs-ner, mais tarde em 1979 a empresa emplacou seu sucesso Acqua Fresca, daí vem mantendo-se com o capital fechado e sobrevivendo à grande competitividade que o mercado de cosméticos tem passado.

O trabalho contará um pouco do histórico da empresa que foi embasado em artigo disponibilizado e em pesquisas em meios eletrônicos que contam sobre a empresa. Será feita uma analise da situação financeira da mesma, através de índices e a apresentação dos resultados obtidos. Por fim, apresentar a conclusão dos fatos expressando a própria opinião do assunto.

3. A empresa O boticário, estudo de caso

O Boticário iniciou suas atividades em 22 de março de 1977, como farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR), na Rua Saldanha Marinho, 214. Em 1979, lançou a primeira deo colônia, a Acqua Fresca, sucesso até os dias atuais. A primeira loja foi inaugurada no mesmo ano, no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. As operações da planta industrial, localizada também em São José dos Pinhais, iniciaram em 1982.

Atualmente, O Boticário é uma das unidades de negócios do Grupo Boticário, organização criada em 2010 para atuação multinegócios, nos setores de beleza e moda. O nome O Boticário significa "O Farmacêutico", isto é, aquele que prepara fórmulas.

O Boticário atende a todas as classes socioeconômicas e respeita o potencial de consumo de cada uma, com sua linha diversificada de produtos. A idéia nasce após pesquisas de marketing feitas para descobrir as tendências de mercado. Por isso, os produtos O Boticário sempre atendem necessidades e expectativas dos consumidores.

O portfólio de produtos de O Boticário é composto por cerca de 800 itens divididos nas categorias Perfumaria, Cuidados Pessoais e Maquiagem. São produzidos na fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais (PR), que utiliza processos que contribuem para promover a qualidade de vida e minimizar os impactos ambientais de sua atividade.

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing de Produto e Comunicação são responsáveis por sua denominação comercial, levando em conta características como proposta comercial, público-alvo, mensagem social, entre outras.

Um longo caminho é percorrido antes do lançamento de um novo produto. O preparo envolve pesquisa de mercado, testes-piloto, análises financeiras e o registro junto aos órgãos competentes, entre várias outras atividades.

4. Fundamentação

De acordo com o descrito da empresa O Boticário, percebe-se que a ferramenta principal para uma boa gestão e estratégia é o marketing. Abaixo será fundamentando referenciando alguns autores sobre o tema.

Para Galão e Berto (2009), “o conceito de marketing está associado à satisfação das necessidades e desejos dos clientes. Fazer marketing é manter os clientes satisfazendo-os no que eles precisam por meio de processo de troca.”

Comunicação integrada de marketing é o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções. Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação propaganda, publicidade, assessoria de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações publicas.

Para caracterizar esse processo um exemplo seria que uma determinada marca pode possuir um alto valor agregado, ser de alta qualidade e relativamente valorizada e, mesmo assim, não conseguir atingir seus objetivos de vendas e lucro, se os clientes, principais interessados não a conhecerem ou não tiverem uma percepção favorável a seu respeito.

A propaganda tem que fluir, seja ela através dos canais de mídias, como televisão, rádio etc, ou através de uma ferramenta que tem ajudado muito nos dias atuais, a internet. Ou seja, o produto, principal elemento do composto, tem que chegar até o consumidor de forma atrativa e que desperte o interesse em comprá-lo.

Os principais itens do composto são: Promoção: que se trata do processo de comunicação entre a empresa e o consumidor. Propaganda: é uma forma remunerada de apresentar um produto ou serviço. Venda pessoal: é a comunicação da empresa com os seus consumidores por meio de vendedores. Promoção de vendas é um conjunto de ferramentas de incentivo, na maioria das vezes a curto prazo.

No caso mostrado, O Boticário, é claramente visto que a empresa está focada principalmente nas ferramentas do marketing. Bem estrutura, possui uma equipe, contrata empresas especializadas, está focada no mercado e nas mudanças para não ficar para trás. Investe fortemente nas propagandas principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com