TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares 1

Ensaios: Estudos Disciplinares 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

RESPOSTA:

A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.

Pois com o avanço do capitalismo houve uma interferência do homem na natureza, desgastando os recursos naturais e por mais de uma década não existiu nenhuma preocupação com o meio ambiente, degradando áreas que não podem mais ser recuperadas, o desenvolvimento industrial é importante para o crescimento da economia mundial, mas temos que administrar junto com o desenvolvimento a questão ambiental. E grandes são os desafios enfrentados quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo, um deles referindo-se a mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.

Neste contexto, vê-se a importância de incluir o tema transversal Meio Ambiente contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, permeando toda a prática educacional que pode ser entendida como toda ação que contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação, a conservação e a sustentabilidade do meio ambiente, aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E para isso a educação ambiental precisa extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e a transformação de todos nós, pois proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira.

Essa inclusão proporciona a formação de indivíduos com senso crítico e de responsabilidade social, cidadãos capazes de construir idéias, valores, habilidades e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável, visando a proteção e preservação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam desfrutar desse meio e poder suprir suas necessidades em relação ao mesmo, não sendo privadas desse direito.A inclusão nos mais baixos níveis da educação é essencial e de suma importância já que é a base que proporciona a conscientização e traz a sensibilização, o resultado será indivíduos mais ecologicamente preocupados, interessados no aprofundamento do conhecimento sobre o assunto e então teremos cidadãos com participação considerável na melhoria da qualidade de vida da sociedade e na proteção e conservação do meio ambiente.

Portanto a educação e ação devem estar lado a lado nesta luta contra a destruição do planeta, garantindo assim, melhor qualidade de vida para nós e, principalmente, para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com