TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de desenvolvimento de design de produtos e serviços

Artigo: Etapas de desenvolvimento de design de produtos e serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

O projeto de produtos e serviços geralmente é composto de diversas etapas,lk´plllllllllllllllllllllllllkjjddddddddddddddddddd

df

O que virá depois?

Desde o início da Revolução Industrial, no século XIX, os homens procuram racionalizar os trabalhos nas fábricas.

Assim, já no fim daquele século surgiu a tal e tanto criticada "Administração Científica do Trabalho", cujo criador, Taylor, virou sinônimo de "robotização" do homem.

E de lá até os anos 1970 deste último século, o mundo viu e colocou em prática várias metodologias e técnicas que sempre visaram eliminar as perdas de tempo, de movimentos inúteis, esperas, etc., ou seja, tudo o que nada adiciona de valor ao produto.

Assim, vimos sendo empregadas as técnicas de cronometragem e de cronoanálise, fluxogramas de processo com o uso de símbolos para representar as cinco principais atividades de qualquer processo industrial.

Destaca-se, ai, o surgimento da Ciência dos Tempos e Métodos. Já em 1932, Stewart introduzia o Controle Estatístico de Qualidade, que alavancou inúmeras aplicações nos processos, além de ser a base para o sucesso das técnicas de gerenciamento da Qualidade Total.

Também se destaca o surgimento da Engenharia Industrial, logo após a 2ª Guerra Mundial, e da Engenharia/Análise de Valor, na década de 1950 - repetindo, todas estas técnicas visaram à eliminação das perdas em qualquer ambiente de trabalho.

Outra filosofia que surgiu nos anos 1970 foi o Just-in-Time, em que a Toyota adotou a definição de eliminação de tudo que não agrega valor ao produto - outra vez, perdas - e daí, várias outras técnicas, como o Kanban, para puxar as necessidades de materiais, o setup rápido, para eliminar os excessos produzidos ou comprados através de fórmulas do lote econômico, e células de manufatura, para eliminar os movimentos na fabricação de famílias de peças que não se adaptavam às linhas de fabricação automáticas. Tudo isso que repetimos foi criado no Ocidente pelos americanos e pelos russos (células - tecnologia de grupo).

E nos anos 1990 surgiu à reengenharia, com a aplicação do Mapeamento de Processos, outra forma de eliminar as perdas.

Quando parecia que nada mais havia para ser inventado, surgiu outro americano (sempre eles) e mudou o rótulo das coisas já consagradas e introduziu o conceito de Lean Manufacturing, ou seja, da Produção/Manufatura e Empresa Enxuta.

Enxuta de quê? De tudo que agrega valor ao produto, serviço ou negócios, ou seja, mais uma vez eliminar tudo o que nada agrega de valor.

O mais interessante e crítico, toda vez que surge uma "velha novidade" destas, é que seus autores e os seguidores fazem com que todos desacreditem das técnicas já lançadas e em prática, que vêm apresentando bons resultados.

O mesmo vem acontecendo em outras áreas, como a da Qualidade Total, onde tudo agora virou Seis Sigmas.

Até a movimentação e armazenagem de materiais passou pela logística e agora pertence à Cadeia de Abastecimento.

Concluindo, o leitor deve estar perguntando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com