TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Tese: GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Tese  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Prof° Egydio

Ana Paula da Silva Cardoso RA 0830967

Larisa Oliveira de Freitas Ra 0813508194

CAPÍTULO I

1. Desenvolver produtos consiste em um conjunto de atividades , que à partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, estratégias competitivas e processo de fabricação a empresa então possa lançar esse produto no mercado.

2. O escopo é o detalhamento do produto, e é importante que ele vá aumentando, pois o processo de desenvolvimento de produto vem sendo ampliado, envolvendo muitas áreas funcionais da empresa e a cadeia de suprimentos.

3. É importante o PDP para o aumento da competitividade, pois as empresas norte americanas e empresas e europeias dos setores automobilísticos, por exemplo se incorporam muitos novos conhecimentos sobre gestão do PDP a partir dos casos bem sucedidos de desenvolvimento de produto.

4. Suas principais características são:

alto grau de riscos e incertezas;

as decisões importantes devem ser tomadas no início do processo;

dificuldade em mudar as decisões iniciais;

muitos requisitos a serem atendidos pelo processo, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto e seus clientes.

5. Está na necessidade de planejar estrategicamente e de forma conjunta todos os projetos de desenvolvimento, os quais possuem relevância e necessidade de recursos que são específicos a cada caso.

6. O papel do PDP e suas principais funções e processos empresariais tem como contribuição realizar atividades que envolvam todo o processo de desenvolvimento do produto tais como monitorar o mercado, vender, atender clientes, suprimentos, distribuição, pesquisa e desenvolvimento.

7. A contribuição do PDP como fonte de vantagens competitivas para as empresas está sendo cada vez mais enfatizada. Estima-se que em torno de 85% dos custos do ciclo de vida de um produto seja reflexo da fase de projeto, ou seja, fica determinada em função do que é definido no projeto (tecnologias básicas do produto e do processo, materiais, especificações, etc.). Do ponto de vista gerencial, representa um grande desafio lidar com as incertezas, mudanças, complexidades, as quais dificultam inclusive a visualização do processo de forma sistêmica. A gestão estratégica segue do PDP segue a orientação estratégica da empresa e, ao mesmo tempo, direciona as decisões em nível operacional do PDP. A gestão operacional do PDP ocupa-se do planejamento e controle das atividades rotineiras de desenvolvimento, tais como: o mapeamento dos requisitos do projeto, a definição das especificações do produto e dos materiais, a realização de avaliações, construção dos protótipos, análises de custos e prazos etc.

8. A produção era feita de forma “isolada”, e a administração participava pouco das principais definições e metas. Os departamentos de engenharia eram totalmente auto-suficientes. E o projeto era realizado quase que inteiramente por profissionais da mesma área. Mas foi necessário mudar, e o primeiro passo foi uma busca por excelência funcional, pois não bastava ser eficiente em um projeto em desenvolvimento isolado, o que importa é o desempenho do conjunto de projetos. O projeto de desenvolvimento de produtos tende a serem maiores e mais complexos. Algumas características tem sido expostas pelas abordagens mais recentes para o desenvolvimento de projetos, como: ênfase na aprendizagem e busca de soluções inovadoras. O PDP e sua gestão não podem ser pensados como um processo isolado da empresa. As atividades nele realizadas dependem de diversas áreas e processos da empresa, e são influenciados por suas escolhas estratégias e pelo seu ambiente competitivo.

9. As principais características como pontos fortes ou fracos dependem das limitações que influenciam as decisões por um tipo de organização ou outro, que dependem do porte da empresa, a capacidade de integração com detentores de tecnologia externos, entre outros. A Toyota por exemplo promoveu uma mudança na organização e no desenvolvimento de produtos para aumentar sua capacidade de coordenação e integração interprojetos, e isso se deu por meio da organização de equipes de coordenares de projetos.

10. Os principais fatores gerenciais que afetam o desempenho do PDP são:

Integração do PDP com as estratégias de mercado, de produto e de desenvolvimento tecnológico - elas devem ser o ponto de partida do PDP e devem estar alinhadas as estratégias;

Planejamento integrado do conjunto de projetos – são inter independentes e relacionados em maior ou menor grau, compartilhando tecnologias básicas, componentes, conceitos, e é preciso gerenciar essa articulação, buscando-se a otimização do desempenho desse conjunto;

Desenvolvimento – são times no sentido de integração e compartilha de uma mesma visão e os objetivos do projeto;

Papel dos líderes e gerentes de projetos – a indicação e o papel desempenhado pelo líderes e gerentes do projeto;

Envolvimento da cadeia de fornecedores e de clientes – é o aumento da produtividade do desenvolvimento, por meio da diminuição da complexidade do projeto;

Integração da áreas funcionais da empresa – essa integração permite a prevenção e a resolução antecipada do problema, por meio da colaboração pela troca de informações em todas as fases de desenvolvimento.

Estruturação das etapas e as atividades dos projetos – esse modelo serve como um referencial comum na empresa, um guia que auxilia no gerenciamento do processo.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »