TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Politica E Sociedade

Casos: Etica Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

3) ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE

Fala-se muito hoje em dia, sobre ética. Ética na política, ética no esporte, ética nas profissões e ética nas relações sociais. Fala-se tanto, a ponto de banalizarem seus conceitos. A mídia, através dos meios de comunicação, não se farta de apresentar e incentivar debates sobre temas polêmicos, que envolvam padrões de comportamento, conceitos e modos de vida de uma sociedade, explorando, às vezes de maneira banal, fatos isolados e obtendo daí, preciosos dividendos. Etica está ligada a atitude, está relacionada com a aceitação pelo outro, de determinadas ações praticadas por um indivíduo ou grupos de indivíduos. A aceitação plena do outro, parece-me algo utópico em sociedades tão desiguais.

Muito vem se falando, e não é de agora, da necessidade de ética na política brasileira. Os fatos recentes da política nacional indicam que esta é uma questão que não pode mais ser adiada. É incrível que tenhamos demorado tanto para exigir ética na política.

O importante agora é que a urgência de “moralizar” o cenário político brasileiro não nos leve a separar a necessidade de ética na política da necessidade de ética na sociedade brasileira. É pouco provável que nossos prefeitos, vereadores, deputados e nossos governantes, nossos funcionários públicos tornem-se exemplos de comportamento ético antes que mudanças éticas comecem a ocorrer também na sociedade brasileira em geral. Ao mesmo tempo, figuras públicas idôneas e éticas reforçam os valores éticos da sociedade.

As pequenas “corrupções” de nosso dia-a-dia são o adubo das grandes corrupções nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com