TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Teoria Da Administração

Artigos Científicos: Evolução Da Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

A proposta desta atividade a ser realizada está fundamentada na disciplina Teorias da Administração I. Nela serão tratados assuntos que norteiam os estudos a cerca do ser humano com base em duas características fundamentais suas: trabalhar e administrar. Veremos como foi a evolução da Teoria da Administração. Vamos esclarecer como cada um dos clássicos da sociologia explicam a nova realidade de um mundo em que há novas forças sociais e novas classes.

O homem evoluiu durante anos e por isso passou a ser visto de outra maneira. Passou a agir sobre as coisas do mundo e adquirir características especificas. E em todos os tempos existiram algumas tentativas de explicar o que leva o homem a mudar, quais características foram determinantes para essas mudanças. Vamos notar no decorre deste trabalho como as obras de grandes pensadores contribuíram para a formação de condutas e compreensão da própria existência humana.

A atividade trás ainda uma proposta interessante de pesquisa através de uma entrevista onde a intenção é aprofundar os conhecimentos relacionados a profissão do administrador. Será uma entrevista com um administrador e um trabalhador onde estes vão nos informar suas opiniões sobre questões do tipo como é o dia-a-dia na empresa que trabalham, como deve agir um bom administrador, o que motiva as pessoas, como elas devem ser tratadas. Teremos a oportunidade de saber o que ambos pensam sobre essas e outras questões.

Após reunir todas as informações solicitadas, haverá uma reflexão com base no conteúdo pesquisado e nas respostas do administrador e do trabalhador. Esta é sem dúvida o tipo de atividade que contribui bastante para o aperfeiçoamento acadêmico, além de possibilitar o crescimento pessoal e profissional.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

O administrador possui três habilidades a Técnica, Humana e Conceitual. Segundo Andrade e Amboni (2007, p.11) conceitua a Habilidade Técnica a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. Para Chiavenato (2007, p. 69) “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.” A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12). O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar (CHIAVENATO, 2007, P. 70).

2.1.1.1 Funções administrativas

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir(Liderança).

Atualmente, as principais funções administrativas são:

Fixar objetivos (planejar);

Analisar: conhecer os problemas;

Solucionar problemas;

Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

Negociar;

Tomar as decisões (rápidas e precisas); Mensurar e avaliar (controlar).

2.1.1.2 O Papel do Administrador

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: pode-se constatar que [...] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."

Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.

Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com