TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Teoria Administração

Monografias: Evolução Teoria Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  8.703 Palavras (35 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade é atender os requisitos propostos nas disciplinas do 1º semestre que são: Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Nela serão tratados assuntos que pretendem auxiliar na compreensão dos estudos a cerca do ser humano com base em duas características fundamentais suas: administrar e trabalhar. Abordaremos a evolução da Teoria da Administração. Vamos esclarecer como cada um dos clássicos da sociologia explicam a nova realidade de um mundo em que há novas forças sociais e novas classes.

A sociedade assim como o homem evoluiu durante anos e por isso passou a ser visto de outra maneira. Passou a agir sobre as coisas do mundo e adquirir características especifica. E em todos os tempos existiram algumas tentativas de explicar o que leva o homem a mudar, quais características foram determinantes para essas transformações. Vamos verificar no decorrer desta atividade como as obras de grandes pensadores contribuíram para a formação de condutas e compreensão da própria existência humana.

Este trabalho propõe ainda uma pesquisa através de uma entrevista que tem como objetivo, aprofundar os conhecimentos relacionados ao papel do administrador. Será uma entrevista com um Gestor de Pessoas e um colaborador de uma empresa. Nela serão questionadas e respondidas suas opiniões sobre questões referentes ao dia a dia na empresa que trabalham, quais as habilidades que eles devem possuir, como deve agir um bom administrador, o que motivas as pessoas, como elas devem ser tratadas, dentre outros.

Após analisar as respostas, será feita uma reflexão com base no conteúdo pesquisado e nas respostas do gestor e do colaborador.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 EVOLUÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Habilidades são competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia no cargo e na organização. O administrador possui três habilidades a Técnica, Humana e Conceitual. Segundo Andrade e Amboni (2007, p.11) conceitua a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. Para Chiavenato (2007, p. 69) “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.” A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12). O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). A Habilidade Conceitual, requer de o administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar (CHIAVENATO, 2007, P. 70).

Chiavenato (2003) em seu livro – Introdução a Teoria Geral, diz que o segredo para acompanhar as constantes mudanças e transformações é necessário adquirir competências duráveis. Ou seja, aquelas que, mesmo em tempos de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas.

Para Mintzberg (1973) a formação de administradores reside no desenvolvimento das habilidades. Mintzberg acredita que seja preciso ir além da transmissão de conhecimentos e oferecer oportunidades para que as pessoas possam desenvolver e aprimorar suas habilidades gerenciais. Ele identifica maior número de habilidades que Katz, associando-as diretamente aos papéis gerenciais que criou.

São oito as habilidades propostas por Mintzberg:

1 – Habilidades de relacionamento com colegas. Para Mintzberg, nesta categoria está toda a capacidade de estabelecer e manter relações formais e informais com os colegas, especialmente do mesmo nível herárquico, para atender a seus próprios objetivos ou servir a interesses recíprocos. Algumas habilidades específicas nesta categoria, são:

- Construção de uma rede de contatos;

- Comunicação formal e informal;

-Negociação;

- Política (compreensão e sobrevivência dentro da estrutura de poder das grandes burocracias).

2 - Habilidades de liderança. Habilidades de liderança são necessárias para a realização das tarefas que envolvem a equipe de subordinados do gerente: orientação, treinamento, motivação, uso da autoridade. De acordo com Mintzberg, as habilidades de liderança estão associadas intimamente com a personalidade inata.

3 – Habilidades de resolução de conflitos. Estão incluídas nesta categoria a habilidade interpessoal de arbitrar conflitos entre pessoas e a habilidade de tomar decisões para resolver distúrbios. A utilização destas habilidades produz tensão. Portanto, esta habilidade exige outra: A tolerância a tensões.

4 - Habilidades de processamento de informações. Para Mintzberg, os estudantes de administração devem aprender a construir redes informais e desenvolver habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com