TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportações Do Setor Automobilístico Entre Brasil E Argentina

Artigo: Exportações Do Setor Automobilístico Entre Brasil E Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  515 Visualizações

Para entender melhor sobre a questão das exportações no setor automotivo entre Brasil e Argentina e as preocupações que afligem o segmento, é preciso, primeiramente entender o que é livre comércio e o que isso interfere na balança comercial dos dois países.

Conforme as informações do site Porto Gente, “entende-se que Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes”. O Brasil, juntamente com Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela formam o bloco MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991. (disponível em <http://portogente.com.br/portopedia/o-que-e-zona-de-livre-comercio-78729> acesso em novembro de 2013)

Entretanto, o setor automotivo não faz parte das regras de livre comércio fixadas pelo Mercosul, sendo necessário um acordo entre os países para isentar os produtos de tarifa de importação. O último documento assinado em 2008 teve validade até junho 2013, a partir de então, previa-se que, o comércio fosse liberado.

Mas as conseqüências não foram favoráveis para a vizinha Argentina, pois causou um desequilíbrio comercial, com déficit para a balança argentina, ou seja, a balança comercial nesse segmento é superavitária para o Brasil, não sendo interessante, portanto para o Brasil um novo acordo como propôs o governo argentino com regras mais protecionistas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com