TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICAÇÃO DE CERVEJA E REFRIGERANTES

Trabalho Universitário: FABRICAÇÃO DE CERVEJA E REFRIGERANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O aparecimento da cerveja confunde-se com a própria história do desenvolvimento humano.

Há mais de 10.000 anos, o homem primitivo conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Há 5.000 anos, os sumérios e os assírios produziam, a partir de cereais, uma bebida fermentada, utilizando o processo de malteação de grãos, tal como é feito agora. Os hieróglifos e baixos-relevos com mais de 4.000 anos mostram que a civilização egípcia também conhecia a cerveja e a produzia em diferentes versões, como a Cerveja dos Notáveis e a Cerveja de Tebas, aparentemente, a cerveja era bebida nacional de grande consumo, inclusive nos ritos religiosos, quando era ofertada ao povo.

No início a cerveja era produzida pelos padeiros devido a matéria prima : grãos de cereais e levedura.

A cevada era deixada de molho para germinar, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Estes bolos eram parcialmente assados e desfeitos, colocados em jarras com água e deixados fermentar. Esta cerveja ainda é produzida no Egito.

Por volta de 1.070, começou a utilização do lúpulo na cerveja cuja prática rapidamente disseminou-se. O lúpulo empresta a cerveja um aroma agradável e sabor característico, aumentando também a conservação.

Em 1859, Pasteur identificou os agentes causadores da fermentação, mostrando que ocorria pela ação das leveduras.

Em 1883, o cientista dinamarquês Emil Christian Hansen isolou as primeiras culturas puras de leveduras, passando a controlar o processo.

As primeiras indústrias brasileiras surgiram na época da Proclamação da República, em 1889. Essas cervejas nacionais tinham um grau de fermentação tão alto que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, criando grande pressão.

Os Estados Unidos, seguidos de perto pela China, são os maiores produtores mundiais de cerveja.

O Brasil ocupa a quinta posição com mais de 8 bilhões de litros por ano em 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com