TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer sobre o tratamento de efluente industrial para fabrica de refrigerantes

Artigo: Parecer sobre o tratamento de efluente industrial para fabrica de refrigerantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Artigo  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

PARECER SOBRE O TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL PARA FABRICA DE REFRIGERANTES

Objetivo

Parecer técnico referente ao tratamento de efluente industrial para fabrica e refrigerantes “Borbulhante”

Cenário atual

Todos os setores da sociedade geram resíduos, como por exemplo, o setor de indústrias de refrigerantes. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de refrigerantes. Por isso, é muito importante o tratamento adequado destes resíduos, principalmente, dos efluentes líquidos que possuem elevada carga orgânica biodegradável, que quando lançados sem tratamento nos corpos d’água podem causar o consumo excessivo de oxigênio dissolvido na água.

Porém, para realizar o tratamento desses efluentes de forma sustentável e eficiente, é necessária a associação de diversos níveis de tratamento, devido ao elevado grau de complexidade da composição dos efluentes industriais gerados nestas indústrias.

A empresa “Borbulhante” atualmente capta água de entrada proveniente da rede de abastecimento regional e que garante o atendimento aos requisitos estabelecidos pelo ministério da saúde na Portaria 518 de 23/03/2004. Os controles analisados atualmente são realizados pelo laboratório da empresa com registro da situação por lote produzido. O laboratório possui equipamentos certificados pelo Inmetro e vistoriados anualmente pelo Ministério da Saúde.

Atualmente não possui nenhum controle de tratamento da água utilizada nos processos de lavagem dos recipientes, bem como não possui tratamento dos líquidos provenientes do processo.

Processo

A produção do refrigerante pode ser dividida em três etapas: preparo do xarope simples, obtenção do xarope composto e fabricação do refrigerante. A Figura 1 ilustra as principais etapas, entradas e saídas do processo de produção dos refrigerantes. A origem dos efluentes líquidos na indústria provém das etapas de lavagem (seja dos vasilhames, equipamentos ou da instalação em si, das tubulações e pisos), das águas de sistemas de resfriamento, das águas utilizadas diretamente no processo industrial ou incorporadas ao produto, do descarte de produtos defeituosos ou retornados do mercado e dos esgotos sanitários dos funcionários

Os efluentes gerados são ricos em açúcares, possuem pH alcalino e temperatura ambiente. Apresentam elevada carga orgânica (DBO, DQO e sólidos totais) devido ao açúcar do xarope e dos extratos vegetais utilizados na formulação da bebida. Porém, a caracterização deste efluente varia de acordo com o processo produtivo, principalmente devido à tecnologia empregada durante as etapas de lavagem. Os processos mais indicados e utilizados no Brasil para o tratamento deste efluente são compostos por três etapas: tratamento preliminar, tratamento secundário (com prévia correção do pH e adição artificial de nutrientes, sendo usualmente reatores anaeróbios do tipo UASB) e pós-tratamento com lagoa aerada seguida de decantação.

Análise e recomendações

Entendemos como necessária a implantação de um sistema de tratamento de efluentes conforme proposto abaixo:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com