TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRERO ROCHER

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O sucesso de empresas como a Ferrero Rocher ainda se manter forte no cenário dos novos mercados de organizações mais novas vem se transformando a cada dia. Analisando através dessas empresas empreendedoras, onde suas atmosferas de extremas competitividades modificam o padrão das gestões. Em relações aos negócios se destaca pelo diferencial de inovar, onde buscam alternativa que fuja da concorrência. O trabalho busca na empresa Ferrero Rocher, uma organização que nasceu na Itália e que atualmente possui um dos grandes mercados nacionais e internacionais de chocolates. Possui também clientes fidelizados e que já tem planos de ampliação dos negócios.

Neste trabalho no decorrer do desenvolvimento serão demonstrados o composto de Marketing, as decisões de distribuição, de preço, de produto e de comunicação e dos planos dos gestores da Ferrero Rocher pretendem fazer a ampliação dos negócios. O trabalho tomou por base os materiais nos livros, site e materiais embasando teoricamente com obras de diversos autores.

2 DESENVOLVIMENTO

Daremos inicio contando um pouco da história da Ferrero Rocher e da forma que ele vem se mantendo no mercado.

HISTÓRICO DA EMPRESA

Pietro Ferrero e sua mulher, Piera Cillario, em 1942, abriram um laboratório de doces na cidade de Alba, localizado na Região de Piemonte, norte da Itália. O objetivo de Pietro era usufruir da grande disponibilidade de avelã que existia no local 8. Em 1946 Pietro começou a produzir o primeiro produto: um creme a base de avelã para ser passado no pão que a princípio se chamava Gianduja e logo depois passa a ser chamado de Giandujot, associando-o foneticamente à uma famosa máscara carnavalesca. A comercialização era feita para os pequenos produtores de Alba, na qual já apresentava grande sucesso. Não oponente, sua apreciação ecoou de forma rápida e consideravelmente, fazendo com que a produção tivesse de ser ampliada, pois não tinha mais condições de ser produzido artesanalmente. É neste mesmo ano, em 1946 nasceu a Empresa Ferrero, com uma vontade imediata de aumentar o seu nível de produção, onde houve a contratação de novos trabalhadores, por conta do grande sucesso que fazia o creme de avelã na época. Logo depois do nascimento da empresa, Giovanni o irmão mais novo de Pietro, começa a administrar a redes de vendas da empresa. Nesse período que vai de setembro de 1948 ao início dos anos 50, foram marcados por momentos complicados, como uma enchente que inundou todo o estabelecimento produtivo e a morte de Pietro em março de 1949. Com a morte do irmão, Giovanni entra oficialmente para a empresa, tornando-se assim sócio da sociedade coletiva P. Ferrero & C.Cillario Piera e Michele Ferrero.

Os grandes investimentos por parte do grupo favoreciam significativamente o crescimento da empresa que não parava. As aberturas de sedes comerciais nos países da Europa, como na Polônia, na Checoslováquia, na Hungria e o estabelecimento de uma unidade produtiva na Rússia resultaram em 1996 um faturamento de 7.500 bilhões de liras italianas e os empregados já ultrapassam 14.000. Logo em seguida, em junho de 1997, assumem oficialmente a empresa os filhos de Michele, Pietro e Giovanni, que se tornaram chefes executivos, chegando assim à terceira geração dos Ferrero. Esta é característica preponderante que a Ferrero carrega desde o inicio de sua fundação até hoje: de consistir em uma empresa familiar. De acordo com o site da empresa, a Ferrero está no Brasil desde 1994 quando implantou uma pequena fábrica e lançou no mercado o Kinder Ovo. Quando começou eram apenas 10 colaboradores, todos com o mesmo objetivo: desenvolver e expandir a empresa. Com a imensa receptividade brasileira, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha. Em 1995 vieram Ferrero Rocher, TIC TAC e Kinder Bueno. Em julho de 1997 a Ferrero iniciou sua produção no Brasil, em Poços de Caldas, que atende o mercado interno e países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Itália, Equador, Rússia e Estados Unidos. Atualmente, com cerca de 1000 colaboradores no Brasil, a linha de produtos também cresceu, sendo composta por Ferrero Rocher, Nutella, Kinder Ovo, Kinder Bueno, Kinder Chocolate, Kinder Joy, Kinder Delice, Tic TAC e Ferrero Collection.

Para compreender distribuição é preciso entender o conceito de logística. Segundo BOWERSOX (2001), a Logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações de, para e entre participantes de uma cadeia de suprimentos. Ela também constitui uma estrutura lógica para que as empresas e seus fornecedores trabalhem em conjunto para levar produtos, serviços e informações, de maneira eficiente, aos consumidores e para isso teria que possuir um canal de distribuição que condiz com a exigência do mercado.

A Ferrero Rocher faz sua distribuição através de transportes acondicionados, devido a seus produtos serem perecíveis e necessitarem de cuidados especiais. Ela tem uma missão de oferecer produtos com a melhor qualidade, com os mais finos ingredientes e modernos métodos de fabricação e eficiente sistema de distribuição para que o produto chegue sempre fresco e em perfeito para o cliente. Diante de vários tipos de sistemas de distribuição o que se adequa com o perfil da Ferrero Rocher é o da Distribuição Intensiva. Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores onde a empresa procura abrangência e atua com o maior número possível de pontos de vendas, tais como: supermercados, lojas de conveniências bancas de jornal, e etc.

Se uma hipótese acontecesse na empresa de lançar uma loja virtual de chocolates o que seria inovador e desafiante na criação de projeto ousado, e criativo totalmente diferente dos que já existem na organização até hoje. Como profissional de marketing não aconselharia a Ferrero Rocher procurar essa linha de expansão. Chocolate é um produto perecível e os clientes não arriscaria a comprar na loja virtual de imediato, sem ter certeza de como esse produto chegaria a suas mãos. Ainda há muita resistência por parte dos clientes de comprar produtos que possam ser entregues em desconformidade. Um projeto desse necessitaria de um grande estudo, uma pesquisa de mercado para avaliar clima, lugar, temperatura, estrutura física e o tipo de cliente. Verificar por base a região onde deverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com