TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Casos: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

As Organizações Burocráticas, assim como os órgãos públicos, seguem padrões e normas visando o bem comum da Sociedade. Já as organizações como a IBM e outras gigantes do mercado mundial, por seu regime capitalista, objetivam sempre aumentar seus lucros, buscando uma mão de obra mais barata, com uma menor responsabilidade empregatícia, tendo com isso um custo menor em suas operações. Para tanto, a motivação é primordial, e claro, não falando somente de salário, mas de valorização, reconhecimento profissional e, principalmente, gostar do que esta fazendo.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e compare os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Elas estão entre as maiores empresas, globalmente falando, no ramo de tecnologia e internet. Também são consideradas como algumas das maiores responsáveis pelas mudanças no mercado tecnológico.

O Google, criado em 1996, é um site de pesquisa gratuita na internet. Com um simples comando de “pesquisar”, nos dá além dos resultados dos termos procurados, anúncios publicitários e recomendações de compras e serviços. O Google, buscando motivar seus funcionários, tenta fazer da empresa um local agradável a quem lá convive. Formando pequenos grupos autônomos dentro da empresa, esses colaboradores são motivados a criarem projetos sem aquela pressão exercida nas empresas convencionais. Podendo interagir diretamente entre si, trocando experiências, ideias e assim, mantendo um fluxo permanente de informações dentro da organização. Gestões motivadoras como essa fizeram com que o Google atraísse para seus quadros grandes talentos em todo o mundo, fator importante no sucesso da organização.

Segundo uma pesquisa mundial feita pela Glassdoor, o Facebook é hoje a melhor empresa para se trabalhar em todo o planeta. “A atmosfera é incrível. Todos estão unidos para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e que todos nós acreditamos ao mesmo tempo em que é uma empresa aberta e acolhedora”, disse um dos funcionários ao site de pesquisas. Seu ambiente de trabalho vai além do já visto no Google, pois seus engenheiros contam ainda com vários jogos de entretenimento além de auxílio-paternidade de até US$ 4 mil. O Facebook foi criado por universitários em 2004, é líder entre as redes sociais e vem se aprimorando em suas ações. O usuário pode se cadastrar em outros sites usando as mesmas informações de login. A empresa projeta uma ferramenta de busca tão forte quanto a de seu rival Google, com isso busca manter os internautas por mais tempo conectados ao site, não precisando com isso usar a ferramenta do concorrente.

Para responder a Questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto:

a) São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850  000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas — o equivalente a um terço da força de trabalho americana — dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com