TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Monografias: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO:

1- Organizações como IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R: as organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta.

Já a contratação de freelancers geralmente nas empresas citadas, é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a empresa tenha interesse de renovar o contrato. O maior benefício para quem contrata freelancers é o custo, aliado a flexibilidade.

2- Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R: O modelo de gestão do google é baseado em pequenas unidades de trabalho autonomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas.

O modelo de pequenas equipes permite uma maior autonomia aos colaboradores da empresa, mesmo em projetos maiores que exigem 30 pessoas, as equipe são divididas em pequenos grupos de no máximo quatro participantes trabalhando no aperfeiçoamento de um serviço especifico. Essa diretriz facilita a agilidade do projeto, uma vez que são menos pessoas para convencer e menos interdependências para administrar. Isso faz com que as equipes pareçam com pequenas start-ups do que uma burocracia inchada.

Outro pilar do modelo é o fluxo contínuo de informações dentro da empresa. O Google investiu pesado na formação de uma rede de comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocarem idéias, fazer pesquisas de opinião entre os colegas, recrutar voluntários e formar grupos de mudança.

O diferencial da gestão do Facebook citados pelos funcionários, está uma longa lista de jogos para entretenimento como pebolim, videogames e ping- pong. Além disso, pais de primeira viagem na empresa recebem um bônus de US$ 4 mil para gastos.

Todos os funcionários trabalham unidos para ajudar a empresa a alcançar objetivos que todos acreditam, ao mesmo tempo em que é uma empresa aberta e acolhedora.

A gestão da IBM, observa-se a tendência de divisão em cinco grupos no interior da empresa diferenciados em termos de organização trabalhista no que se refere ao vinculo empregatício. Existem os estagiários e os empregados que são contratados por um determinado período de tempo que são chamados de “empregados temporários”.

Outra categoria são os “subcontratados”, são trabalhadores que frequentam diariamente os prédios da empresa e trabalham em conjunto com os outros, mas que têm vínculo empregatício com uma outra empresa (terceirização) e ainda o funcionário efetivo.

3- A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima.

Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores.

Comente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com