TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.

Ensaios: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Questão02:

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Questão 03:

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Questão 04:

O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

* não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

* indique no mínimo quatro vantagens e desvantagens.

Questão 05:

As novas formas de organização do trabalho, apresentadas no texto, podem ter consequências para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas consequências? Elas são positivas ou negativas? Justifique a sua resposta.

Respostas:

01: Organizações freelancers são muito requisitadas nos dias de hoje para suprir a demanda de empresas não somente em momentos de crise más também nas situações de pico. Freelancers se destacam por responder com agilidade num tempo recorde e com custos mais baixos do que manter na empresa um empregado fixo. Tais se diferenciam de empresas digamos assim burocráticas e lineares exatamente por isso, pois não há estas pressupostas formalidades, ou mesmo vinculo com a empresa contratante. Um exemplo típico em nosso cotidiano são lojas e redes de restaurantes que em determinadas datas do ano, contratam tais profissionais pra darem conta da grande demanda de vendas e clientes, são contratados por certo período e então dispensados, sem mais complicações, pode acontecer de se contratar o talão final do período. De acordo com Chiavenato (2004, p.12) “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

02: As empresas Google e Facebook adotaram em sua administração um modelo diferente de gestão, inovador, moderno e flexível, num campo aberto para novas descobertas numa visão futura de dinamismo e bônus. Nelas seus funcionários atuam de forma mais livre e despojada sem aquelas formalidades contratuais e muitos nem possuem vinculo empregatício com a empresa o que soma ainda ma em pontos positivos para os empregadores. O funcionário tem a comodidade de trabalhar sem sair de casa e mesmo com prazos pequenos para a realização de projetos conseguem elaborar e finaliza-los.

Tais empresas oferecem serviços diferenciados com soluções inovadoras. Já empresas que atuam de burocraticamente oferecem ao funcionário estabilidade financeira. Má para as mesmas custa caro manter um empregado e muitas das vezes não conseguem obter resultados esperados. Onde acabam por contratar freelancers,tais empresas precisam saber lidar com diversas particularidades ,sendo assim precisam se manter atualizadas parta sobrevierem em um mercado tão competitivo.São empresas que possuem um aspecto jovem e moderno,inclusive suas salas são todas personalizadas de acordo com o trabalho ali realizado,contam com ampla área de lazer e descanso para seus funcionários,inovando mais uma vez no mercado,pois sabem que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com