TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho Universitário: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Devido à necessidade da obtenção de conhecimentos, esclarecimentos e aprendizado foi se elaborado este trabalho/pesquisa com a função de obter ensinamento sobre os diversos tipos de organizações, como estas se organizam, em que princípios se baseiam e como funcionam suas politicas de funcionamento tanto interno como externo.

Buscando ainda entender suas correlações entre si, dentro do novo mercado e suas reações a ele, sempre na busca pela perfeição e qualidade com o objetivo de se tornarem a líder local como mundialmente, através da inovação e tentando ser melhor que seus concorrentes.

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

2 FREELANCERS ABREM ESPAÇOS NAS GRANDES EMPRESAS

1. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Elas se baseiam na impessoalidade, na formalização, em um regime interno praticamente inflexível a novos modelos organizacionais. Nestas, o poder e influencia não estão nas mãos de todos em conjunto, mas sim firmados sob uma hierarquia de cima para baixo sendo que a responsabilidade para o crescimento cabe a todos, contudo a suma e real decisão para todos estes se concentra em uma só pessoa, no gestor que possui a palavra final. Diferente do modelo organizacional da IBM que é completamente flexível de forma a responder às dificuldades do ambiente. Adaptou sua cultura interna aos novos desafios impostos, tornando-se uma empresa que influencia as mudanças do mercado e não apenas reage a elas. A criação da “nova IBM” é legitimada pelos mesmos princípios do antigo modelo organizacional, no entanto reinterpretados dentro de um novo paradigma que pretende ser uma resposta organizacional aos novos desafios impostos pelo mercado. A “Nova IBM”, na realidade, é uma evolução de um modelo de organização “mecanicista” para um orgânico, na terminologia de Burns e Stalker, que pretende ser uma companhia capaz de assumir riscos, estar continuamente aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e conhecimento, criando valor para seus clientes, empregados, acionistas, comunidade e nos mercados onde atuam.

Pode-se concluir que as organizações modernas que querem se manter competitivas nesse mercado acirrado, terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.

Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.

O administrador deve agir de acordo com as particularidades das pessoas, motivando-as através de treinamento e liderando de maneira descentralizada, dando autonomia e aplicando responsabilidades, com objetivo de alcançar resultados para ambos os lados.

.02. Considerem como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e compare os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

O Google uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseado na internet e gera lucro principalmente através da publicidade de Adwords, inicialmente privada e logo mais se tornou publica.

O Google é conhecido por ter uma cultura corporativa informal. A filosofia corporativa da Google incorpora princípios tão casuais como: “você ganhar dinheiro sem fazer o mal, você pode ser sério sem um terno”, e o trabalho deve ser desafiador e os desafios devem ser divertidos.

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softweres de produtividade online, como o softweres de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+ e o descontinuado Google Buzz. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela Brandz. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

Com apenas oito anos de idade, reflete a combinação entre um serviço excepcional, uma estratégia acertada, uma liderança firme e conciente de onde pode chegar e, é claro, uma cultura organizacional dinamica vencedora. Para suportar o grande crescimento da empresa o quadro de funcionários do Facebook em 2009 saltou de 1.218 para 3.200 em 2011, distribuidos em 30 escritorios em 20 paises diferentes. Em uma carta escrita e assinada pelo fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, ele afirma que o facebook não foi criado para ser uma empresa, foi construido para cumprir uma missão social, tornar o mundo mais aberto (sem barreiras) e conectado. Ter uma missão forte como essa na cabeça de todos os colaboradores da impresa aumenta o poder de inovação e execução do time como um todo. No Facebook, as melhores ideias sempre vencem independente do cargo ou importancia das pessoas envolvidas. Para encorajar a participação de todos na criação de novos conceitos e ferramentas que possam ser transformadas em produtos e serviços, a empresa desenvolve maratomas de programação, onde são desenvolvidos diversos potótipos que passam por uma seleção e a partir dai se escolhe o melhor para se transformar em realidade.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com