TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Tese: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Tese  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

PAULO JOSÉ DA SILVA

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

GRAVATÁ - PE

2013

PAULO JOSÉ DA SILVA

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

O objetivo dessa pesquisa é de ampliar os conhecimentos adquiridos na matéria de Administração de Empresas explanando sobre o tema “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas”. Orientadores(as): Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva, Fabiano Galão.

GRAVATÁ - PE

2013

INTRODUÇÃO

A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer, sobretudo no Brasil é, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação ou deixando algum emprego onde tinham carteira assinada e encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos. Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

1 –DIFERENÇA EM trabalhar como freelancer PARA uma empresa ou numa organização burocrática:

Trabalhar como Freelancer em empresas como IBM ou Google é muito diferente do que se trabalhar em organizações burocráticas. Nas Organizações burocráticas existe um excesso de normas, regulamentos, limitações das iniciativas, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos tantos estatais como privados. Nessas organizações a liderança se dá através de regras impessoais e escritas que seguem numa estrutura hierárquica muitas vezes muito rígida.

Já trabalhar como freelancer para uma empresa, as diferenças começam a partir do custo para as empresas.

Com a inexistência da carteira assinada as empresas deixam de recolher muitos impostos, que serão pagos pelos freelancers. Com isso uma empresa pode ter um exército de funcionários que só receberão pelo aquilo que apresentarem e se houver interesse do produto para a empresa. Trabalhando como freelancer a vantagem começa com a grande flexibilidade de horário, ele consegue também trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo e com isso ter vários rendimentos ao mesmo tempo. A pressão de seguir um rígido controle de horas, chefes cobrando a todo tempo não existe, você faz o seu horários e você é seu chefe.

3- COMPARAÇÕES ENTRE TABALHAR EM EMPRESA MODELO TEÓRIA CLÁSSICA E A LIBERDADE DE UM FREELANCER

Veja como é diferente trabalhar como freelancer em uma empresa como FACEBOOK ou GOOGLE e numa Empresa Clássica tipo uma linha de produção. Na Google e no Facebook o ambiente de trabalho é muito descontraído, o “clima” acolhedor, a decoração do ambiente super moderno e com sala de jogos com sinuca e videogame, quadra de esportes e outros atrativos como três refeições grátis por dia. Observei que os funcionários na sua maioria são jovens, programadores, desenvolvedores de programas, analistas entre outras profissões ascendentes no mercado. Observei também que não são jovens normais e sim com grande potencial de criação que os diferenciam dos demais. Por isso acho que não é nada fácil entrar para trabalhar numa empresa como essas. Apesar de elas proporcionarem muitos itens de distração, exige- se muito para alcançar os resultados.

A comparação entre esse tipo de Gestão e a Clássica é muito fácil de ser notada.

Tanto na Google como no Facebook, você tem grande liberdade nos horários, não existe um chefe e sim times, a hierarquia nem é notada, todos conversam entre si e a pessoa tem muita motivação o tempo todo.

È importante abordar aqui que nem por isso a busca pelos resultados é deixada para traz.

Já na Teoria Clássica, há ênfase na estrutura organizacional, existe a manipulação dos trabalhadores através de incentivos materiais e salariais e excesso na unidade de comando e responsabilidade.

Algumas características da Gestão Clássica:

- divisão de trabalho;

- autoridade;

- disciplina;

- unidade de comando.

Exige-se o máximo de eficiência do trabalhador. Seria como comparar uma linha de montagem e um salão de jogos.

* 4 - A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE UM TEXTO ANCORA-SE EM ALGUNS RECURSOS ARGUMENTATIVOS. DIFERENÇAS UTILIZADAS NOS RECURSOS

O texto nos traz cinco parágrafos para serem analisados.

Nos parágrafos A, B e C o autor está colocando informações baseadas em estatísticas. Ex: 43.0000 funcionários trabalhavam em escritórios; Empresa Elance diz que aumentou o número de freelancers de 85.000 para 1.300.000. Para dar credibilidade as informações o autor usa dados estatísticos.

Já nos parágrafos D e E o recurso utilizado é a citação da voz de autoridade presente por meio de um nome renomado ( autor , pesquisador , diretor ) para o cargo que ocupa ou ainda o local onde trabalha.

5- VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com