TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade Anhanguera Administração 6º Semestre

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.757 Palavras (16 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

Administração 6º Semestre

NOME

Cléofas Gonçalves

RA

7297599971

NOME

Juliana Vieira de Sousa

RA

7479685969

NOME

Madhava Braz Costa

RA

2400007905

NOME

Mariane Dias Rodrigues Sousa

RA

7682744149

NOME

Nathane Domingues dos Santos

RA

7089576753

NOME

Vanessa Silva dos Santos

RA

7682750898

Trabalho desenvolvido na disciplina de Administração Mercadológica apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a ATPS, sob orientação do professor Renato M. Toledo.

São Bernardo do Campo

2016

Faculdade Anhanguera

Administração 6º Semestre

ATPS -

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

‘CACAU SABOR’

.

São Bernardo do Campo

2016

PLANO DE MARKETING

O plano de Marketing é uma ferramenta estratégica gerencial para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas e objetivos, e buscar sempre conhecer as necessidades e desejos dos clientes e conseqüentemente levar a organização ao progresso.

Um bom plano de Marketing proporciona uma visão sistêmica sobre onde os esforços devem ser concentrados, observados e tirar melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.

 Utilizar o plano de Marketing torna as empresas menos vulneráveis às crises. Permite superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades do cliente.

Para elaborar um bom plano de Marketing é preciso partir dos 4P’s e obedecendo alguns critérios para tornar-se bem sucedido.

 Fica claro que para crescer em um mercado tão instável e competitivo, as empresas, seja ela de qual tamanho for precisam estar estrategicamente preparadas, e devem estar atentas as mudanças, monitorando permanentemente o ambiente e redirecionando suas estratégias, para conseguirem manter o crescimento desejado. Então, reformular anualmente o plano de Marketing é recomendado para qualquer produto, levando em conta as variáveis dos 4P’s.

O Plano de Marketing é composto por três etapas, Planejamento, Implementação e Avaliação e Controle.

PRIMEIRA ETAPA - PLANEJAMENTO

Essa etapa deve conter a Análise de Ambiente, Definição de público alvo, Definição do Posicionamento de Mercado, Definição da Marca, Definição de Objetivos e Metas e a Definição das Estratégias de Marketing.

  • Análise de Ambiente

Resume todas as informações pertinentes à empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio. O ambiente interno da empresa que envolve aspectos fundamentais sobre o bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam suas ações.

  • Definição de Público Alvo

Significa identificar um segmento particular ou segmentos da população onde atuará. O mercado consiste em vários tipos de clientes, produtos e necessidades. Assim é preciso determinar que segmentos ofereçam as melhores oportunidades. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com alguns fatores:

Fatores Geográficos - Países, regiões, cidades, bairros;

Fatores Demográficos - Sexo, idade, renda, educação;

Fatores Psicográficos - Estilos de vida, atitudes;

Fatores Comportamentais - Ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso.

  • Definição do Posicionamento de Mercado

É aqui que se define a imagem que deseja transmitir aos clientes em relação ao negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos concorrentes.

  • Definição da Marca

Marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto a definição do posicionamento do mercado e as vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar ou criar uma marca. Geralmente, a logomarca é formada por um nome e um símbolo, permitindo que a empresa ganhe uma identidade e seja traduzida em uma imagem. Outras empresas optam pelo slogan, frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com freqüência, e sempre seguir fielmente o posicionamento da empresa.

A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade da empresa conquistada ao longo dos anos.

  • Definição de Objetivos e Metas

Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar e estão relacionados à missão da empresa que orientarão as ações. Objetivos, são declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas são mais específicas e essenciais para o plano.

  • Definição das Estratégias de Marketing

A Estratégia de Marketing define como a empresa atingirá os objetivos e metas e gerenciará o relacionamento com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing (produto, preço, praça e promoção) são combinados simultaneamente. Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (151 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com