TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Técnicas de Negociação do 4ºsemestre da Faculdade Anhanguera da Cidade Santo André

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO



Nesse trabalho está exposto às respostas da ATPS de Técnicas de Negociação do 4ºsemestre da Faculdade Anhanguera da Cidade Santo André - SP, apresentado pelos Alunos do Curso de Marketing / Gestão Comercial do 4º Semestre de 2015.
Serão demonstrados também, alguns conceitos sobre as diversas formas de negociação.

                                                                01

Desafio

Existem greves que são de extrema importância social como, saúde, educação, segurança entre outros tipos de greves. Nem sempre as greves são bem vistas, muitas delas terminam em violência física entre as partes envolvidas.
A greve deve ser o ultimo recurso a ser utilizado pelos trabalhadores, merecendo sempre a condição de privilegiar as negociações coletivas para evitar o conflito extremo.

- As possibilidades de negociação com a equipe.
O processo de negociação salarial é a principio um assunto delicado a ser tratado, uma vez que seu empregador terá o conceito de que o empregado esteja feliz, até o momento que este demonstre insatisfação. Quando há uma insatisfação da parte dos funcionários, automaticamente a comunicação e o bom senso acabam, onde se gera uma greve.
Para se iniciar esse tipo de processo será necessário que consulte todas as informações referente a empresa para qual trabalha (sua cultura, política, faturamento), o reconhecimento da mesma no mercado, se tem dívidas externas, e etc.
É necessário, antes de tal solicitação, expor o seu entusiasmo, seu caráter e a ambição profissional em todos os aspectos. Para que não transmita uma ensagem errada a empresa referente sua democracia.
Planejar bem as ações, ter fatos em poder que sejam favoráveis para a concretização.
Indicar aos diretores fatos que demonstrem os pontos fortes do ultimo ano, e como foi desempenho das funçoes exercidas.
O trabalhador não é responsável pela situação financeira da empresa e não pode pagar por isso, o sindicato da categoria representando os trabalhadores deve oferecer uma porcentagem de aumento aos funcionários e benefícios que uma empresa de porte como o da construtora tem como obrigação oferecer aos colaboradores, e o Gerente passará as informações aos diretores, a expectativa é que o acordo seja fechado logo com a intenção de entrar num acordo de ambas as partes.

                02

- As possibilidades de negociação com os clientes.
Por se tratar de uma empresa idônea no mercado e de alto reconhecimento, por não ter ocorrido nenhum atraso anteriormente com seus clientes, será cumprido o prazo de entrega das obras em andamento, mesmo com os imprevistos ocorridos com seus funcionários, a empresa está com 1 mês de antecedência, evitando assim futuros transtornos.
As providencias com a suposta “greve” dos funcionários esta sendo resolvida da melhor forma possível.

- As estratégias de negociação utilizadas.
A estratégia utilizada foi AIDA:
Atrair a atenção da outra parte: onde o sindicato da categoria falou pelos colaboradores da empresa, exigindo o que é de direito do funcionário.
Obter o interesse da outra parte no acordo pretendido: Ou acatavam com as exigências dos funcionários, ou entrariam em greve, prejudicando assim os resultados da empresa.
Provocar na outra parte desejo de entrar em acordo: Quando o Gerente tomou a frente dos empregados para resolver com os diretores os benefícios solicitados.
Estimular ação do encerramento do empasse: o acordo entre diretores e colaboradores.

- O perfil dos envolvidos na negociação
A empresa que não quer ter problemas com atrasos na entrega das obras, honrar com seus compromissos e manter o reconhecimento pela pontualidade e seriedade.
Clientes que precisam de suas obras na data prevista, que confiaram no trabalho e no comprometimento da empresa.
Funcionários que lutam pelos seus direitos, intimamente ligados a honra, ao respeito, ao trabalho, essa é a ligação forte que tem a pessoa e o direito, um não vive sem o outro.
Gerente disposto a enfrentar uma luta pela justiça com o trabalho entre diretores e colaboradores para o melhor acordo e resolução dos problemas sem afetar diretamente a empresa e seus clientes, assim obtendo a conquista.

03

Etapa 1 – O processo da Negociação

PLT – Técnicas de negociação
A negociação esta em toda parte, no nosso dia- a- dia, em casa, e principalmente em nosso trabalho, mesmo sem perceber a todo momento estamos negociando alguma coisa.
Com a economia sendo cada vez mais expandida mundialmente, as negociações internacionais se tornaram comum entre as nações. Porém por se tratar de culturas distintas, as negociações internacionais acabam trazendo mais riscos, pelo fato das diferenças em moedas nacionais possuírem valores diferentes, as normas, leis e culturas.
O que atrai os brasileiros aos empresários estrangeiros é o fato de eles estarem sempre pesquisando o profissionalismo e o refinamento das culturas dos executivos de outros países, reforçando assim suas técnicas de negociações.
A forma mais ideal de se chegar a um acordo conjunto é saber se adaptar as circunstancias, e a cada negociação usar a técnica que melhor se adeque a cada cliente.

Comparativo entre PLT e Artigos
Um bom negociador conhece os pontos fracos e fortes, sabe a origem e historia dos dois lados, a partir das diferenças entre culturas, moedas nacionais, leis, normas entre outras, que implicariam para uma boa negociação, um negociador tem que estar a frente das diferenças, é preciso que se tenha flexibilidade, que possua informações o bastante para argumentações, que haja comunicação e um bom entendimento de ambas as partes para que o acordo saia como o esperado.
Podemos notar diversas técnicas de negociação, que melhor se aperfeiçoam a cada característica de clientes internacionais ou nacionais, com o objetivo de estar buscando sempre um resultado satisfatório para ambas partes.
As habilidades necessárias para o sucesso nas negociações do cotidiano são as mesmas necessárias para negociações internacionais e industriais. Certamente poderemos aperfeiçoá-las com técnicas e estratégias adicionais e ampliá-las de acordo com nosso estilo pessoal e personalidade.
A negociação bem sucedida requer planejamento, treinamentos, esforços diários, pois as pessoas estão em mudanças constantemente, cabe as empresas procurar motivar seus profissionais, para possuírem visões mais amplas diante do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com