TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financas Internacionais

Trabalho Escolar: Financas Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

1. Cite e discuta, em um texto de 15 linhas, os passos de integração econômica. (5,0 pontos)

O processo de integração econômica é um conjunto de medidas que tem como objetivo promover a aproximação e a união entre as economias de países. Geralmente os países procuram se integrar através de acordos firmados em função de seus interesses.

Os passos mais importantes de integração econômica são:

Zona de livre comércio: as barreiras ao comércio de bens entre países membros são eliminadas, mas estes mantêm autonomia na administração de sua política comercial.

União aduaneira: adoção de politica comercial uniforme em relação a países não membros.

Mercado comum: são abolidas não apenas as restrições sobre os produtos negociados, mas também há livre movimentação dos fatores de produção.

União econômica: harmonização da politica monetária, ou seja, uma moeda comum.

Integração econômica total: passa-se a adotar uma política monetária, fiscal, social uniforme, bem como se delega a uma autoridade supranacional poderes para elaborar e aplicar essas políticas.

2. A União Européia introduziu o Euro como moeda única. Baseado na concepção do Euro, você acha possível introduzir-se uma moeda única no Mercosul? Justifique sua resposta em no mínimo 20 linhas. (5,0 pontos)

Para iniciar o comentário, levamos em consideração que uma região com taxa de câmbio estável, pode ser difícil de ser obtido, pelo fato de que o Brasil e a Argentina, os parceiros mais importantes do Mercosul, tinham, até recentemente, diferentes regimes monetários e de taxa de câmbio.

Mesmo que, atualmente, os regimes de câmbio dos países do Mercosul difiram pouco entre si, será difícil adotar algum plano de coordenação macroeconômica e, eventualmente, uma união monetária.

Podemos resumir sugerindo que a tentativa de criar uma união monetária regional no Mercosul está aberta a diversas objeções: primeiro, os mercados de fatores do Mercosul não estão suficientemente unificados para torná-la uma área monetária ótima; depois , o volume de comércio inter-regional entre os países do Mercosul ainda é baixo e o Mercosul está distante de ser uma área de livre comércio, devido a conflitos comerciais, entre os países.

A diversidade de desempenhos econômicos, arranjos institucionais e crenças sobre política econômica e operação das economias de mercado são outras dificuldades para a construção de uma união monetária.

E, por fim, as variáveis macroeconômicas na união proposta mostram que há um longo caminho a percorrer antes de alcançar a convergência. Assim, concordamos com Eichengreen (2000) que os países do Mercosul parecem não satisfazer as precondições para uma união monetária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com