TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais Unopar 5 Semestre - Empresa Meta Soluções

Artigos Científicos: Finanças Empresariais Unopar 5 Semestre - Empresa Meta Soluções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ANA LUCIA PESSOA DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

FINANÇAS EMPRESARIAIS – 4º SEMESTRE

Campo Novo do Parecis – MT

2013

ANA LUCIA PESSOA DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

FINANÇAS EMPRESARIAIS – 4º SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso superior de Graduação em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Administração financeira e Orçamentária, Mercado Capitais e Direitos Tributários.

Professores: Fábio Proença, Karen Manganotti, Vânia silva e Janaina Marques.

Campo Novo do Parecis - MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................ 04

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................05 a 08

3 CONCLUSÃO............................................................................................................09

4 PLANILHA FLUXO DE CAIXA..................................................................................10

5 REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver habilidades na elaboração de um fluxo de caixa, demonstrando sua utilidade e a utilização dos dados empresariais para gestão financeira, possibilitando um maior aprendizado para exercer a função financeira de uma empresa.

O texto abaixo foi escrito respeitando as regras de um texto científico, no qual abordará todas as questões que a empresa Meta Soluções apresenta dúvidas, visando clarear a visão dos empreendedores para melhorar a qualidade da empresa. Apresentarei, anexo a este trabalho, o fluxo de caixa do mesmo elaborado por mim.

Após a leitura deste trabalho, obviamente serão sanadas boa parte das dúvidas presente na empresa, solucionando algum dos problemas do dia – a – dia, bem como capacitando os empreendedores para administrar as finanças de sua empresa de forma sábia e coerente, estando á par de todas essas informações.

2 DESENVOLVIMENTO

Esclarecerei a partir daqui as dúvidas apresentadas pelos diretores da empresa Meta Soluções.

Começando pelo fluxo de caixa, podemos dizer eu sua função é informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo realizados de forma diária e/ou acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo ao longo do tempo. O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite. As causas podem ser: os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa. O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o saldo de caixa. As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa. As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa. Os juros bancários estão crescendo, em virtude da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.

Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo e a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima. Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período. Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Ao preparar o fluxo de caixa da empresa Meta soluções, podemos destacar que a mesma fez uso de sua carta de crédito por duas vezes para suprir as dívidas e não fechar no vermelho e também para um investimento, que futuramente cobrirá todos os gastos e aumentará o lucro da empresa. Sem e ferramenta, seria como se o empresário administrasse a empresa de olhos vendados.

Ao fazer determinada escolha, deixam-se de lado as demais possibilidades, pois escolher uma é recusar outras. “A alternativa escolhida associa-se como “custo de oportunidade”: a escolha de determinada opção impede o uso dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar”. O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida e chamado "de oportunidade". Se uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade.

A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com