TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS - 4º SEMESTRE

Exames: FINANÇAS EMPRESARIAIS - 4º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

SUMÁRIO

1 NTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A produção textual é extremamente importante para nós estudantes de administração, uma vez que nos possibilita exercitar as matérias do quinto semestre e tirarmos as dúvidas, e por consequência melhora a nossa habilidadede diagnóstico empresarial com foco na área de marketing.

2 DESENVOLVIMENTO

Empresa 1

A Rifel transportes é uma empresa, prestadora de serviços no setor de transporte em mineração e terraplanagem diversas, de médio porte na região de Brumadinho MG.

A Rifel transportes é uma empresa há vários anos no mercado, onde a empresa é muito conhecida na região, não pela qualidade de seus serviços e sim pelo tempo de sua existência.

Seus clientes são as mineradoras da região, não tem um conhecimento profundo do mercado onde atua suas contratantes, os valores de seus serviços geralmente são por tonelada transportada, onde o valor é estipulado pelo custo unitário com isso seu faturamento mensal depende da produção da contratante.

Monitora muito bem suas concorrentes nas formas de prestar seus serviços, mas não conhece o sistema de administração das mesmas.

Seu sistema de avaliação dos clientes é reativo, após receber relatório trimestral de avaliação feito pela contratante é que a mesma faz seu plano de ação para melhorar sua confiabilidade.

Seu sistema de administração é muito centralizado, a administração e o controle bancário são feitos pelo proprietário e a contabilidade feita por escritório de terceiro.

A empresa só relaciona somente com um banco, onde é feito o recebimento de seus contratos, pagamento de seus funcionários seus financiamentos e pagamento dos fornecedores. A vantagem de relacionar somente com um banco é à fidelidade, conseguindo juros mais baixos e isenção de taxas, porém existe um risco deste banco quebrar e a empresa não conseguir cumprir seus compromissos, devido seus investimentos estarem concentrado somente em um banco.

O maior investimento da empresa para sua atividade é aquisição de equipamentos, essas aquisições tem que ser feito de acordo com o mercado onde existe uma interferência muito grande nas taxas de juros e cotação do dólar. Atualmente as políticas financeiras para este segmento são favoráveis, devido incentivo do governo para aceleração do crescimento do país.

A empresa tem vários anos de existência, é muito conhecida na região, porém não consegue crescer além dos limites da região de atuação. A empresa tem que fazer um planejamento estratégico onde à mesma conseguirá atingir as metas desejadas de médio e longo prazo e orientar e reorientar os negócios serviços da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

Durante as negociações vão existir conflitos, estes conflitos deverão ser administrados no sistema de ganha-ganha, para uma negociação quanto de um contrato ou de um planejamento não pode haver perdedor, se houver perdedor a situação não é sustentável por muito tempo.

A empresa tem conhecimento de seu lucro, mais não consegue fazer uma análise sistemática do seus custos e gastos de forma que o lucro seja sustentável.

Os problemas identificados na empresa são:

- Centralização da administração;

- Desconhecimento do mercado da contratante;

- Falta de crescimento;

- Relacionamento somente com um banco;

- Baixo poder de negociação de preço.

Plano de ação:

- A empresa deve se descentralizar, criando departamento especializado para cada setor, onde poderá fazer sua contabilidade e controle bancário;

- A Rifel transporte deverá contratar um consultor para prestar consultoria do mercado de minério de ferro e mercado globalizado;

- Contratar uma empresa especialista em marketing, divulgando sua marca para abrir novos mercado;

- A empresa tem que relacionar com mais de um banco, se houver alguma interdição ou crise com um banco a mesma não estará totalmente comprometida;

-A empresa deve ir para a negociação mais bem preparada, realizar pesquisas no mercado se necessário contratar um especialista.

Empresa 2

Hospital Público Regional de Betim – HPRB Setor: Pronto Socorro

Empresa: Porte Médio (média complexidade) Cidade: Betim – Minas Gerais

Qualquer cidadão pode ser um cliente do Hospital Regional Público de Betim, o Hospital recebe clientes do SUS-Sistema Único de Saúde, referenciados de 21 municípios. Referenciados são instituições de saúde do SUS que não possuiinfra-estrutura, nem recursos humanos para tratar o paciente.

O Hospital somente recebe pacientes por demanda espontânea na especialidade de ortopedia, ou seja, em casos de acidentes o paciente poderá ir diretamente para o hospital regional, Já nas outras especialidades, tais como neurologia, cirurgia vascular, etc. Deverão ser referenciados pela unidade básica de saúde de Betim ou pelos municípios pactuados. Atualmente o HPRB não possui um sistema de gestão que monitora desde a entrada à saída do paciente nesta unidade de saúde.

O sistema de monitoramento atual é muito rudimentar, somente garantindo informações parciais da permanência do paciente ( Cliente) na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com