TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Floresta tropical amazônica

Tese: Floresta tropical amazônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

A floresta amazônica está cada vez mais devastada, havendo uma grande preocupação, sendo que, o desmatamento contribui para as emissões de carbono, gerando as mudanças climáticas, que trazem grandes impactos (inundações, secas, etc.), que se acentuam devido a perca da proteção que as vegetações trazem ao solo. Outro fenômeno que se preocupa em relação ao processo de ocupação, são os conflitos violentos associados à ocupação do território por onde a fronteira agrícola avança sobre a floresta. “Ambos os fenômenos tem lugar de destaque nos estudos relacionados à floresta amazônica, mas costumam ser tratados de forma separada. [...], portanto negligenciam uma característica comum que relaciona os fenômenos: a exclusão no acesso a terra, decorrente de uma má definição dos direitos de propriedade.”

A titulação das terras associam a violência nas fronteiras e os conflitos sobre os direitos da propriedade. Direitos das terras, quando o valor é baixo, a ocorrência de violência é menor. Ao sair da fronteira para os diversos mercados, a renda tende a aumentar, assim, na medida em que o preço da terra aumenta, a fronteira vai se tornando velha. A violência surge a partir da definição dos títulos da posse, que fazendeiros de maior poder, expulsam os posseiros, ou os pequenos proprietários através da violência. Os posseiros usam a violência por parte dos latifúndios, que acabam sendo geralmente expulsos. Assim resta a opção de continuar na fronteira velha e trabalhar como assalariado, ou então, migrar para abrir uma nova região de fronteira. O desmatamento aumenta à medida que a área distancia da capital. Alguns autores falam que a pecuária é um dos principais fatores do desmatamento, mas é importante lembrar, que não é necessariamente essa causa que trata o desmatamento, entra também as estradas.

Com a crise iniciada nos anos 80, reduziu o custo de oportunidades de trabalhos para pequenos produtores incentivando a sua ocupação, porem aumentou o preço da terra, sendo mais vantajoso vender as terras das fronteiras velhas e comprar as novas. Para que reduza o desmatamento, os incentivos econômicos devem ser alterados atrás das penalidades na revenda das terras. O principal fator de explicação das áreas desmatadas é a acumulação de ativos, isso porque o valor da terra aumenta quando a floresta é substituída por pastagens, sendo assim, o desmatamento torna-se uma forma de conseguir direitos de propriedades, com expectativa de venda posterior.

À medida que a fronteira vai ficando velha, os direitos vão se definindo, a população que ocupava as terras é expulsa de forma violenta, tornando o custo de oportunidades muito baixa, gerando uma alternativa de uma ampliação da fronteira.

A taxa de homicídio é relevante para explicar a taxa de desmatamento. Com base na descrição do processo, as terras na fronteira agropecuária causam impacto sobre o nível de desmatamento na região.

Apresentou varias taxas de homicídio, que está associado à violência rural na área desmatada.

A distancia para o mercado afeta o desmatamento. As terras mais próximas à capital há uma melhor definição, com incentivo à expansão das fronteiras com regiões mais distantes. A reforma agraria e incentivo ao desmatamento se liga em que a terra desmatada é mais valorizada, e proporcionam a venda de madeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com