TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Cixa

Exames: Fluxo De Cixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema: A montagem do fluxo de caixa relevante para Análise de Investimentos.

Passo 1 relatório

O fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira da empresa (entradas e saídas de recursos financeiros) em um período determinado de uma empresa.

Fluxo de entrada: é o resultado do investimento, valor que estabelece equilíbrio com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.

Fluxo de saída: representa as saídas de capital, inferior às despesas de investimento.

Pode-se calcular o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período das seguintes maneiras:

• Escolher um período de tempo para o estudo;

• Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo;

• Reunir o total de custos para o projeto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo;

• Efetuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo;

• Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo.

.

O fluxo de caixa permite a análise da geração dos meios financeiros e da sua utilização, num determinado período de tempo.

Não adianta a entidade ser gigantesca ou pequena demais, o valor desse empreendimento estará no seu fluxo de caixa, ou melhor, se ambas tiverem um fluxo de caixa de, 1 milhão,por exemplo, ambas terão o mesmo valor de mercado, pelas trocas de ativos que eles realizam com o mercado serem idênticas.

As contas correntes da empresa tem o mesmo comportamento do seu caixa e seu movimento faz parte desse fluxo de caixa. O que não pode ser considerado são as transações entre caixa e contas correntes, pois não são registradas no computador.

Existem várias medidas com capacidade para caracterizar a rentabilidade de um projeto de investimento: os resultados do exercício (do projeto) são à primeira vista a medida de rendibilidade por excelência da atividade do projeto. Acontece que os resultados do exercício (o lucro) é uma medida que depende de vários procedimentos nomeadamente do registro contabilístico adotado (como o método de valorização das existências, das amortizações e reintegrações, etc.), de tal forma que existem, em geral para a mesma empresa e para o mesmo exercício, duas medidas distintas do lucro, uma para a administração fiscal e outra para os acionistas.

As diferentes medidas dos resultados do exercício (lucro) provocariam acaso se utilizasse o lucro como medida de rentabilidade do projeto, que estes procedimentos poderiam levar a considerar um bom projeto em um mau projeto.

Para evitar a dependência da medida de rendibilidade do projeto do procedimento contabilístico, utiliza-se como medida de rendibilidade do projeto o cash-flow.

Cash flow é um termo que se refere á quantidade de dinheiro que é recebido e pago por um negócio durante um determinado período, por vezes associado a um projeto específico.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com