TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folha de rosto Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia: Saraiva

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.819 Palavras (24 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 24

Capa

UNIP – Universidade Paulista

Folha de rosto Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Sumário

1. Introdução

2. Descrição da Empresa

2.1. Porte e tipo de negócio da empresa

2.2. Principais produtos e serviços

2.2.1 Perspectivas

2.3. Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional

2.4. Principais concorrentes

3. Planos Estratégicos

3.1. Plano de implementação de Marketing esportivo ou cultural

3.2. Plano de implementação de Marketing social ou político

3.2.1. Instituto Jorge Saraiva

3.2.2. Dia das Crianças

3.2.3. Destaques da saraiva na área social

3.2.4. Política de Tecnologia adotada pela Saraiva

3.2.5. Código de ética

3.2.5.1. Princípios

3.2.5.2. Integridade pessoal e profissional

3.2.5.3. Integridade da informação e do patrimônio da empresa

3.2.5.4. Relacionamentos

3.2.5.5. Outros casos

4. Utilização de estratégia da Teoria dos Jogos

5. Conclusão

6. Referências

7. Anexos

1. Introdução

2. Descrição da Empresa

2.1. Porte e tipo de negócio da empresa

A Saraiva e Siciliano S.A, objeto de estudo deste trabalho é considerada uma empresa de grande porte graças as suas 92 (noventa e duas) lojas espalhadas por todo território nacional e aos websites que também funcionam como ponto de venda da rede. oferece um catálogo completo de livros Didáticos, Paradidáticos, Jurídicos, e de Administração, Economia, Negócios e Contabilidade importante participação nas linhas editorias de livros técnicos, científicos e profissionais: 20% de market share, sendo a 4° maior editora de Livros Didáticos – cerca de 13 % market share Distribuição nacional: Tem a maior rede de livraria do Brasil em faturamento – 92 lojas (Mar/2010)

-Livraria Saraiva: 46 lojas – 33 MegaStores e 13 Tradicionais

-Livraria Siciliano: 46 Lojas Próprias + 8 Franquias

Além dos livros, a Saraiva possui um mix complementar: CDs, DVDs, papelaria, periódicos, informática, eletrônicos, telefonia celular e recentemente incluiu em seu portfófio a comercialização de produtos digitais como filmes para locação e venda e livros digitais que podem ser consumidos através dos novos leitores com essa finalidade que são lançados por diversas marcas desde meados de 2009. É uma das pioneiras no comércio eletrônico no Brasil – 1998, um dos maiores varejistas on-line do Brasil.

A Saraiva e Siciliano S.A. contou com aproximadamente 1,3 milhão de clientes ativos em Dezembro de 2009

A operação integrada às lojas físicas com a loja virtual, permite a rede manter um estoque unificado em sua maior parte, mas também contar com itens distribuídos em todas as lojas. Desta forma, a rede pode proporcionar aos seu compradores maior variedade de produtos e grande disponibilidade.

2.2. Principais produtos e serviços

A Saraiva e Siciliano S.A. oferece aos clientes mais de um milhão e meio de produtos entre livros nacionais e importados, CDs, DVDs, papelaria, informática, eletrônicos telefonia fixa e celular. Alem destes, a Saraiva também oferece serviço de garantia estendida, venda e locação de títulos áudio – visuais livros no formato digital, entrega no mesmo dia na cidade de São Paulo, e em vinte e quatro horas para cerca de 70% de seus produtos na grande São Paulo. Tem como seu principal produto seus livros de diversas segmentações que são editados pela Saraiva livreiros e editores S.A.

2.2.1. Perspectivas

O Grupo Saraiva está confiante em seu modelo de negócio, na potencial melhora operacional dos pontos-de-venda da Siciliano e na consolidação do varejo brasileiro de livros por meio de expansão orgânica e das atividades de e-commerce, nas perspectivas de ampliação de sua participação de mercado nos segmentos editoriais nos quais atua ou pretende atuar e no desenvolvimento da Divisão de Sistemas de Ensino e de atividades e produtos que se utilizam das novas tecnologias. Nos últimos anos as decisões de investimento do Grupo permitiram ampliar as frentes de negócio e conquistar novos mercados.

O trabalho de reformulação dos departamentos editoriais da Editora, com reforço das equipes, visando ao lançamento de novos produtos, tem apresentado resultados consistentes ao longo dos últimos anos. A renovação do catálogo da Editora está apoiada em estratégias de relacionamento diferenciadas com o público, incluindo suporte pedagógico e ações de marketing mais agressivas.

Os programas públicos de aquisição de livros serão ampliados nos próximos anos, o que pode refletir-se positivamente nas receitas da Editora. Os alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental deverão receber conteúdos de Inglês e/ou Espanhol a partir do PNLD 2011 e os alunos matriculados no ensino médio receberão livros a partir do PNLD 2012. Além dos conteúdos para ensino de língua estrangeira, os alunos do ensino médio receberão livros de sociologia e filosofia, o que amplia as possibilidades de aumento das receitas da Editora, uma vez que possui obras competitivas para estes novos programas.

Ainda em 2010 serão decididas novas adoções de livros para as escolas públicas de ensino fundamental visando ao ano letivo de 2011 (PNLD 2011). Neste programa serão adquiridos novos conteúdos para os alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Há três anos, no PNLD 2008, a participação de mercado da Editora foi de 13,1%. Desde então novas obras foram desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com