TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Preço De Venda

Trabalho Universitário: Formação Preço De Venda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  6.834 Palavras (28 Páginas)  •  2.066 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE MATO GROSSO DO SUL - FACSUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

PREÇO E CLIENTE

CAMPO GRANDE – MS

2013

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

PREÇO E CLIENTE

CAMPO GRANDE - MS

2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO 2

1 PREÇO E CLIENTE 3

1.1 Efeito Gasto 7

1.2 Efeito Beneficio Final 8

1.3 Efeito Custo Compartilhado 9

1.4 Efeito Justiça 10

1.5 Efeito Moldura 11

1.6 Segmentação de clientes pela percepção de valor 12

2 ESTUDO DE CASO: HAVAINAS 14

3 ESTUDO DE CASO: OMO 19

4 CONCLUSÃO 26

5 REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

Na atualidade é fundamental a precificação estratégica, é preciso compreender como os clientes utilizam o preço em suas decisões de compra e como são influenciados por ele. As organizações precisam dar atenção especial a sua estratégia de precificação e as necessidades e desejos de seus clientes.

A fixação de preços de venda de produtos ou serviços afeta diariamente a vida de uma empresa, independente do seu porte ou ramo de atuação.

Segundo Kotler (2000), o comportamento dos clientes na hora de suas compra, é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Tudo isso é fundamental para a definição de preços, já os valores, costumes e crenças transmitidos pela família e a sociedade influenciam a forma pela qual o individuo consome um produto e avalia seu preço.

Existem nove fatores que influenciam a disposição dos clientes em pagar por produtos/serviços, que os tornam mais ou menos sensíveis na decisão de sua compra.

São eles:Efeito preço de referencia;efeito comparação difícil;efeito custo de mudança;efeito preço qualidade;efeito gasto;efeito benefício final;efeito custo compartilhado;efeito justiça;efeito moldura e segmento de clientes pela percepção de valor.

O presente trabalho irá abordar o efeito gasto, o efeito benefício final, o efeito custo compartilhado, o efeito justiça, o efeito moldura e segmento de clientes pela percepção de valor.

1PREÇO E CLIENTE

Preço éa quantidade de dinheiro, que deve ser dada para adquirir bens ou serviços. O preço é um dos mais importantes elementos do composto de marketing o conhecido 4Ps, nomarketing preço é (algo importante para gerar demanda e preferência pelos seus produtos). Deve ter muitas ofertas, embalagens e tamanhos diferentes para atender consumidores finais distintos. Essa política de preços deve refletir não apenas os custos e as características dos consumidores, mas também a imagem que você quer que os consumidores tenham dos seus produtos pois é o único que representa receita para a empresa.

Existem vários tipos de preço, são eles:

A) Preço Premium (Oferta Especial)

Use um preço alto quando existir uma unicidade a respeito do produto ou serviço. Este método é usado quando existe uma vantagem substancial sobre a competição. Altos preços são cobrados por produtos/serviço de luxos em cruzeiros, hotéis, voos aéreos etc.

B) Penetração de Preço.

O preço cobrado por produtos e serviços é marcado artificialmente baixo para o ganho de marketshare (fatia do mercado). Uma vez que isto é atingido, o preço é aumentado. Este método foi usado pela companhia de telecomunicação francesa France Telecom e também pela Sky TV.

C) Preço Econômico.

O custo de marketing e produção são mantidos ao mínimo. Supermercados muitas vezes têm marcas mais baratas para sabonetes, macarrão, arroz etc.

D) Skimming - Exploração (direta/indireta) do Preço.

Cobre um valor alto por ter uma substancial vantagem sobre a competição. Lembre-se que a vantagem não é sustentável. O preço alto tende a atrair novos competidores ao mercado, e o preço inevitavelmente cai devido ao aumento de fornecedores. Produtores de relógios digitais usaram um método 'skimming' nos anos 70. Uma vez que os fabricantes foram tentados a entrar no mercado e os relógios foram produzidos a preços por unidade mais baixos, outras estratégias de marketing e abordagem de preços foram implementadas.

Preço Premium, penetração de preço, economia do preço e exploração do preço são as quatro principais estratégias de preços. Elas formam a base para o exercício. Apesar disso, existem outras importantes abordagens em relação ao preço.

E) Preço Psicológico.

Este método é usado quando um comerciante quer que o consumidor responda emocionalmente e não em uma base racional. Por exemplo: perspectiva de preço, 99 centavos e não um dólar.

F) Linha de Preço do Produto.

Onde existe uma extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com