TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquias Brasileiras

Ensaios: Franquias Brasileiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Franquia ou Franchising – Análise Textual

Franchising consiste em replicar, em diversos locais e mercados, um mesmo conceito de negócio. Cada réplica deste negócio é implantada e operada por um terceiro autônomo, denominado franqueado, que por meio de autorização da organização franqueadora, sob forma de contrato, comercializa determinados produtos e/ou serviços utilizando o nome da marca geralmente já consagrada no mercado, métodos, sistemas, políticas e padrões desenvolvidos e/ou estipulados por ela.

Segundo Philip Kotler, conceituado profissional de marketing, define franchising como “algo que pode ser oferecido a um mercado para a sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer a um desejo ou necessidade”

“A franchising é uma forma de replicar o sucesso”. Essa opinião de BOROIAN e BOROIAN

(1992: 107) revela o quanto o sistema de franquias é atraente e interessante tanto sob uma perspectiva acadêmica como profissional. Com tal expectativa, milhares de pessoas no mundo inteiro vêm aderindo a essa modalidade de negócio, na condição de franqueados.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o faturamento total do setor ficou em R$ 103 bilhões em 2012, o que representa um crescimento de 16,2% em relação a 2011. Foi o tipo de varejo que mais cresceu nos últimos anos.

Segundo informações do site da ABF “A franchising brasileira, também foi responsável por gerar mais de 103 mil novos empregos diretos em 2012, uma alta de 12,3% em relação ao ano anterior. Juntas, as empresas do ramo têm 941 mil empregados. Em número de redes, o crescimento foi de 19,4%, saltando de 2.031 marcas, em 2011, para 2.426 em 2012. Já em relação ao número de unidades ou pontos, o segmento expandiu de 93.098 no ano de 2011 para 104.543 em 2012.”

O franqueado quando opta para a abertura de um novo negócio, e caso seja uma franquia, deve procurar conhecer as principais particularidades, entender sobre as vantagens e desvantagens da forma do negócio, a partir de manuais e consultas a outros franqueados.

Este modelo de negócio é vantajoso para ambas as partes. Pelo lado do franqueado, a sistemática inicia com o negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, conta com o apoio (que inclui orientação e treinamento) do franqueador, pois o mesmo tem interesse em zelar por sua marca, utiliza da tecnologia de produção, comercialização, marketing entre outras ferramentas desenvolvidas pelo franqueador. Para o franqueador, aumenta a divulgação de sua marca, inclusive em outros estados e/ou países, aumenta seu faturamento por meio da cobrança do uso de seu nome, tecnologia ou pela venda de produtos para o franqueador. Não necessita investir capital em forma de instalações, equipamentos e recursos humanos, para obter os benefícios descritos anteriormente.

Nos Estados Unidos, o MC Donald´s exige que seus franqueados norte-americanos frequentem a Universidade do Hambúrguer, durante 3 semanas para aprender a administrar o negócio. Os benefícios são a motivação e o trabalho duro dos funcionários que são empreendedores, não “mão de obra contratada”.

Com isso, notamos que ser um franqueado requer muito mais que potencial de capital, mas identificação com a temática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com