TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraude médica do século XVIII

Tese: Fraude médica do século XVIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Tese  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Mesmerismo

Uma fraude médica do século 18 desenvolvida por Franz Anton Mesmer, envolvendo as suas sugestões e fazendo os seus clientes ficarem "mesmerizados" por ele. Ele usou os seus extraordinários poderes de sugestão para colocar as pessoas em convulsão ou em transe. Foi tão bem sucedido que o termo passou a descrever a influencia sobre os outros.

Por volta de 1770, Mesmer, um fisico Vienense, encontrou Maximillian Hell, um jesuita e curandeiro. O resto, como se diz, é história. Hell curava pessoas com um prato metálico magnético. O Dr. Messmer obteve o seu titulo com uma dissertação plagiada sobre os efeitos dos planetas na saude. A "prova" de que o tratamento magnético de Hell resultavam era que os seus clientes saíam satisfeitos. Mesmer plagiou a terapia de Hell e postulou que se devia a um subtil fluido magnético que atravessa tudo mas que por vezes fica perturbado e necessita de ser reposto no seu equilibrio. Hell, segundo ele, desbloqueava o fluido com os seus imanes. (É de perguntar se Mesmer ouviu falar da crença chinesa no chi e na acupuntura. E será que os praticantes de toque terapeutico se inspiraram em Mesmer?). Mesmer descobriu que conseguia o mesmo sem imans, e postulou que existia um "magnetismo animal" para corrigir os fluidos.

Mesmer tambem descobriu que mesmo que não usasse magnetos o resultado era o mesmo, agitasse ele uma vara sobre a pessoa, fizesse-a sentar em água magnetizada, etc, enquanto se movia em volta com as suas vestes coloridas. Era capaz de levar as pessoas a dormir, dançar, terem convulsões. Mesmer fazia basicamente o mesmo que os hipnotizadores dos dias de hoje fazem nas salas de espectáculo, e o que os curandeiros pela fé fazem nas igrejas e tendas de circo; a diferença é que ele juntava as duas facetas. Com a ajuda de Luis XVI e Maria Antonieta, Mesmer instalou o Instituto Magnético, onde os seus pacientes se sentavam com os´pés numa fonte de água magnetizada segurando cabos presos a árvores magnetizadas. Foi denunciado como charlatão por uma comissão que incluia Benjamin Franklin, bem como pela classe médica francesa.

O frade Hell e o Dr. Mesmer curaram realmente alguem? Não, claro que não. Alguns dos seus pacientes sentiram-se melhor após o "tratamento", ou declararam terem sido curados? Sim, claro que sim. Os curandeiros teem sempre alguns "sucessos." Em alguns casos, criam as doenças pelo seu poder de sugestão e a receptividade dos sujeitos. Estas doenças podem ou não ter manifestações fisicas. Podem ser possessões demoniacas ou um excesso de riso nervoso. Podem apresentar manifestações como convulsões ou um estado de sonolência. De acordo com Nicholas Spanos, estes pacientes só adoecem quando concordam em representar o papel de doente para o heroico médico/salvador.

Mas e o que acontece aos que estão realmente doentes e se dirigem a curandeiros como Hell ou Mesmer, ou aos modernos como Andrew Weil ou Deepak Chopra? Algum tem o seu cancro curado, as enxaquecas aliviadas, a vista melhorada? O que não se pode negar é que algumas pessoas teem a sua vida alterada pelos curandeiros. Acredito que as mudanças ocorrem porque a pessoa tem um desejo muito forte de ser curado e as mudanças são uma possibilidade razoável de conseguir por força da vontade: um fumador deixa de fumar após ir a um hipnotizador, um curandeiro, um acupunturista. Um cancro terminal não se vai curar com a força de vontade. Nem com uma reza, nem com um iman.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com