TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço No Mercado De Trabalho

Ensaios: Freelancers Abrem Espaço No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO...........................................................4

2.2 MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS IBM, FACEBOOK E GOOGLE......4

2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS.......................................................................5

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FREELANCER.......................................5

2.4.1 VANTAGENS......................................................................................................5

2.4.2 DESVANTAGENS...............................................................................................6

2.5 NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO......................................6

3.0 CONCLUSÃO........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Como ingresso no mercado de trabalho? Quais as alternativas que tenho para me ingressar em uma empresa renomada? Seria melhor eu abrir um próprio negócio? Uma nova tendência esta crescendo a cada dia, são chamados os profissionais autônomos mais conhecidos como “freelancers” profissionais que prestam serviços autônomos para uma determinada empresa ou agencia de publicidade, onde o que difere de um profissional que trabalha fichado em uma empresa é que nesse trabalho o profissional trabalha em casa, faz seu próprio horário, não tem aquela cobrança direta de um chefe. Com base nessa nova gestão empresas tem adotado essa estratégia onde o empregado autônomo sem vínculos empregatícios saem mais barato para a empresa por não ter que arcar com as obrigações trabalhistas, de certa forma aumentando seus lucros, aumentando a produtividade e extraindo o máximo desses profissionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

O que diferencia essa organização das chamadas burocráticas, é que ela não possui um caráter formal, no qual os funcionários não necessitam cumprir horários pré estabelecidos, sem precisar dividir o mesmo espaço físico em uma determinada empresa, podem trabalhar em casa, ou seja, são eles que fazem seu próprio horário. Normalmente sua contratação é feita através de um contrato de trabalho. No caso da burocrática o funcionário terá que cumprir horários, seguir um regimento interno, e prestar contas e seguir ordens de um superior, neste caso um gerente, e a contratação e feita através da carteira assinada.

2.2 MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS IBM, FACEBOOK E GOOGLE

A IBM adotou um modelo de gestão aberta, ou seja, um modelo da inovação altamente colaborativo, isto é, abrem as portas das organizações buscando idéias que venham de fora, de universidades, consumidores, outras empresas. Valoriza idéias de pessoas intelectuais de fora ou de dentro da organização, sempre buscando pessoas certas para o trabalho colaborativo entre elas. (Fonte: Paola, Ingrid 2008)

Criado inicialmente para estudantes universitários, com propósito de compartilhar informações de uma forma mais fácil e interativa, o Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 e após se tornar aberto a diversos usuários, desde estudantes a usuários comuns e empresas, tornou o maior site de relacionamento mundial com mais de 400 milhões de internautas (OLHAR DIRETO 2010). De acordo com o jornal InformationWeek-Brasil 2012, para suportar um grande crescimento desde sua fundação, teve que aumentar seu quadro de colaboradores espalhados em 20 países diferentes para que seus programadores pudessem criar aplicativos e protótipos o mais rápido possível e que as idéias sejam testadas através de interações com os clientes, que mais tarde se transformem em novas melhorias.

A empresa Google, fundada em 1996, seu negócio era publicidade com base em pesquisas de palavras chave. Com o crescimento da empresa, seus fundadores, perceberam que era necessário criar um novo modelo de gestão, que acompanhasse o crescimento da internet e que também, precisava de agilidade para acompanhar e adaptar a esse processo de crescimento. O Google então adotou um modelo de gestão onde formou pequenas unidades de trabalho autônomas, onde a troca de experiências e feedback entre seus colaboradores acabou facilitando e agilizando os projetos, ou seja, extraindo o máximo de seus colaboradores. (Marcelão, 2008)

2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS

Os argumentos citados nos itens “d” e “e”, foram usados recursos argumentativos de citação direta com voz de autoridade, onde ambos estão ancorados por um especialista no assunto, uma pessoa famosa, um político ou uma fonte confiável, dando peso e credibilidade ao assunto abordado. A principal característica do Argumento de autoridade, é que sempre vem entre aspas, como foi observada nos dois itens “d” e “e”.

Já as letras “a”, “b” e “c”, utilizam também o argumento de autoridade, apresentando dados estatísticos cedidos por um órgão de pesquisa dar ênfase no assunto.

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FREELANCER

O freelancer é uma pessoa que presta serviços profissionais autônomos para uma determinada empresa ou agencia de publicidade. Nos dias de hoje muitos profissionais sonham em deixar o cotidiano do dia a dia: acordar cedo, enfrentar transito, ter que cumprir com horários em escritórios, ter que prestar contas para seu gerente, para abrir seu próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com