TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Economia Inflação

Artigo: Fundamentos Da Economia Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 4

1-Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam. Inflação é um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Inflação de demanda é a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada de bens e serviços em relação à produção disponível de bens e serviços, ocorrendo quando a economia esta operando (produzindo) próximo do pleno emprego de recursos. Para combater o processo de inflação de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem redução da procura agregada do bem ou serviço (como redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de credito e elevação da taxa de juros). A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso ocorre uma retração do produto, deslocando a curva da oferta e do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado. As causas mais comuns são: aumento salarial; Aumento de custo de matéria prima E estrutura de mercado, onde os monopólios e os oligopólios para obter maior margem de lucro aumentam livremente os preços acima de seu custo de produção.

2- Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação Ocorrem no perfil da distribuição de renda, no balanço de pagamentos, nas finanças públicas e na formação de expectativas. A redução do poder aquisitivo é uma das distorções mais sérias, onde estão assalariados, que, com o passar do tempo vão reduzindo cada vez mais seus orçamentos até chegarem a um reajuste. Por outro lado estão os comerciantes, as indústrias e o próprio governo que tem condições de repassar o aumento de custo provocado pela inflação. A classe social que mais sofrem são as famílias de baixa renda, que tem seu salário destinado a sua subsistência. No balanço de pagamento, as elevadas taxas de inflação em níveis superior ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativo ao produzido internamente, diminuindo a competitividade dos nossos produtos. Estimula as importações e desestimula as exportações. Na tentativa de recuperar o saldo comercial as autoridades lançam mão da desvalorização cambial, a moeda nacional se desvaloriza em relação à estrangeira, as importações essenciais ficam mais caras, resultando num preço final do produto mais caro. Distorção das finanças publica tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo, defasagem existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. Maior a inflação, menor a arrecadação real do governo. Expectativas empresárias, as altas taxas fazem com que os empresários temam o futuro, e com isso parem de investir, prejudicando o nível de emprego da economia.

3- Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes: a) Neoliberal: 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. O principal mecanismo de política econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com