TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Admionistração

Ensaios: Fundamentos De Admionistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

A) PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

1) O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração?

No planejamento se define o objetivo e os planos, ou seja, o que deve ser feito e como deve ser feito. O planejamento é importante para preparar as organizações para enfrentarem as rápidas e constantes mudanças que acontecem no ambiente interno e externo.

2) Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações?

Não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; leva em consideração que o futuro é previsível, mas não é; cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional, a criatividade, a inovação e a ousadia dos membros e administradores; por medo, os membros da organização seguem somente um rumo preestabelecido.

3) Diferencie os planos de nível estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico é de longo alcance, o que define estratégias de longo prazo da organização e leva em consideração fatores internos e externos.. O Planejamento tático é de médio alcance e é diferente em cada área da organização. O Planejamento Operacional é de curto alcance, é a última etapa do planejamento e envolve cada uma das tarefas e metas da organização.

4) Quais são as etapas do processo de administração estratégica? Explique-as.

Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente - Tem o objetivo de monitorar o ambiente organizacional identificando os riscos e as oportunidades.

Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional – A organização se direciona pelos objetivos organizacionais, que estabelecem as metas, e a missão, que e a razão de existência dela.

Etapa 3 - Formulação de uma estratégia organizacional - Projeta e seleciona as principais estratégias que direcionam á realização dos objetivos organizacionais. Seu foco é em como lidar e obter a satisfação com a concorrência.

Etapa 4 - Implementação da estratégia organizacional - Colocam-se em ação as estratégias que já estão desenvolvidas nas etapas anteriores.

Etapa 5 - Controle estratégico – Consiste na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica com o objetivo de melhorá-lo e garantir um funcionamento adequado.

5) Qual é o propósito da análise SWOT?

Recolher dados do ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (ameaças e oportunidades) para fazer uma análise ambiental, servindo de base para o planejamento estratégico.

6) Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? Explique-as.

Crescimento - A integração vertical e horizontal é uma estratégia de crescimento viável para o crescimento das empresas. As estratégias de crescimento podem ser classificadas em crescimento intensivo ou crescimento integrativo (ou conglomerativo).

Estabilidade – Para empresas que atuam em mais de um setor é manutenção do conjunto atual de empresas. Para uma empresa que atua em um único setor é manutenção das mesmas operações sem busca de um crescimento significativo nas receitas ou no tamanho da empresa

Decrescimento - São estratégias cujo objetivo é diminuir o tamanho da organização para que essa possa sobreviver e se adaptar a um período de turbulência ambiental.

7) Descreva o modelo das cinco forças competitivas de Porter.

Rivalidade entre os concorrentes - Para a maioria, esse é o principal determinante da competitividade do mercado.

• Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;

• Taxa de crescimento da indústria;

• Diversidade de concorrentes;

• Complexidade e assimetria informacional;

• Nível de publicidade;

• Grau de diferenciação dos produtos;

• As barreiras à saída .

Poder de Negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com