TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economia

Trabalho Universitário: Fundamentos De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  15.470 Visualizações

Página 1 de 14

Livro 9 capittulo

1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de umpaís, conforme a Contabilidade Social:

R: O fluxo circular de renda, já apresentado nos capítulos anteriores, mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entreempresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade sobre as firmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelasmercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc...) entre estas mesmas unidades. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sob três óticas:Ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais na economia e a venda de tais bens, e ótica da renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção (salários, juros,aluguéis e lucros).

2. Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:

a) Defina poupança agregada e investimento agregado, e mostre a identidade entre ambos:

R: Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. Supondo uma economia a dois setores, o produto nacional (PN) é composto pela produção de bens de consumo (C) e de bens de capital (I). PN = C + I . Por outrolado, a Renda Nacional (RN) ou é consumida (C) ou é poupada (S), isto é RN = C + S Como PN = RN, segue que I = S.

b) Quais são os componentes do investimento agregado( A compra de ações constitui um investimento no sentido macroeconômico

R: Os componentes do investimento agregado são o Investimento em bens de capital e a variação de estoque. A compra de ações e quaisquer operações no mercado secundário de títulos não representam um investimento, mas apenas uma transferência de direitos de propriedade do capital já existente.

c) Defina depreciação de ativos fixos, investimento bruto e investimento líquido.

R: A depreciação é o consumo do estoque de capital físico, em dado período. Ouseja, o bem de capital é também consumido, no sentido que sofre um desgaste, só que, diferentemente dos bens de consumo, em parcelas, até que vire sucata, ou se torne obsoleto. Porém, como esta depreciação é de difícil medição, por que cada bem possui tipo e tempo diferentes de duração,costuma-se considerar esta depreciação como uma percentagem fixa do produto nacional. No Brasil, atualmente, o IBGE não apresenta estimativas para a depreciação do ativo fixo.O investimento bruto é a soma dos investimentos em bens de capital e as variações de estoque. Já o investimento líquido será o investimento bruto menos a depreciação do estoque de capital.

3. Com relação ao setor governo:

a) Em que se constituem a receita fiscal e os gastos do governo, na contabilidade social(

R: A arrecadação fiscal do governo constitui-se de Impostos diretos e indiretos, contribuições à Previdência Sociale taxas, multas, pedágios e aluguéis. Já os gastos do governo são constituídos por gastos de ministérios e autarquias, gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista, gastos com transferências e subsídios.

b) Defina produto nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores:

R: O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional avaliado aos preços praticados no mercado (preço final pago na venda). Enquanto o conceito a custo de fatores leva em consideração o que a empresa paga pelos fatores de produção, salários, juros, lucros e aluguéis, de modo que a renda nacional a custo de fatores é a soma de rendimentos pagos aos fatores de produção no período, levando em consideração apenas o que foi pago pelas empresas (desconsiderando impostos indiretos e subsídios)

c) Defina carga tributária bruta e carga tributária líquida:

R: Carga Tributária Bruta é o total da arrecadação fiscal do governo (impostos diretos e indiretos e outras receitas do governo, como taxas, multas e aluguéis). Carga tributária líquida a carga tributária bruta, descontando as transferências e subsídios do governo ao setor privado, ou seja, é a receita do governo com a tributação, descontando o que retorna ao setor privado do que foi arrecadado.

4. Quanto ao setor externo, na Contabilidade Social:

a) Defina renda líquida ao exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB):

R: Renda líquida ao exterior é a diferença entre a renda enviada ao exterior (que são recursos que os residentes em outros países que estão no país enviam paraseus países de origem, como empresas estrangeiras que tem filiais no Brasil e remetem recursos para o exterior) e a renda recebida do exterior (que são os recursos enviados por residentes no Brasil que estão fora do país, como por exemplo, os brasileiros que trabalham temporariamente no Japão).

O Produto Interno Bruto é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.

O Produto Nacional Bruto = PIB – renda líquida enviada ao exterior, ou seja, é a renda que efetivamente pertence aos nacionais, aos residentes do país.

b) No Brasil, a renda enviada supera a renda recebida do exterior. Qual o maior: O PNB ou o PIB(

R: No Brasil, como a renda enviada ao exterior supera a renda recebida, temos que o PNB é menor que o PIB.

5. Conceitue PIB real, PIB monetário e deflação:

R: O PIB monetário ou nominal é o PIB medido a preços correntes, do próprio ano. Já o PIB real é o PIB medido a preços constantes de um dado ano qualquer, chamado ano-base. Por fim, deflação, no contexto apresentado no capítulo, é o processo pelo qual se elimina o impacto da inflação na avaliação do PIB medido a preços correntes.

Capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com