TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economia

Dissertações: Fundamentos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 9

1. O fluxo circular de renda é um fluxo contínuo entre os chamados agentes macroeconômicos e se estabelece através da análise macroeconômica tratando da formação e distribuição do produto e da renda gerada. As óticas do produto e da despesa são a medição da atividade econômica do país vista pelo lado da produção e venda de bens e serviços finais na economia, enquanto que a ótica de renda é a medição realizada pela renda gerada do processo de produção, que vem a ser a remuneração dos fatores de produção.

2.

A) Poupança agregada é a parcela da renda nacional que não é consumida no período. Ou seja, da renda total das famílias, a parcela que não é consumida imediatamente é denominada poupança agregada. Investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos, mas não foram consumidos no período. Quando há um investimento por parte de empresa ou outro setor da economia que não é imediatamente consumido, essa parcela é denominada investimento agregado.

B) Compõe o investimento agregado o investimento em bens de capital e a variação de estoques. A compra de ações não é visto como um investimento macroeconômico, pois é necessário que envolva produtos físicos.

C) Depreciação é a diferença entre investimento bruto e investimento líquido. O investimento líquido é o investimento bruto menos a taxa de depreciação.

3.

A) Receita fiscal do governo constitui-se das seguintes receitas: Impostos diretos, impostos indiretos, contribuições à previdência social e outras receitas como taxas, multas, pedágios e alugueis. Nas contas nacionais são considerados três tipos de gastos: Gastos dos ministérios a autarquias, gastos das empresas publicas e sociedade de economia mista e gastos com transferências e subsídios.

B) Produto nacional é a soma da renda nacional a custo de fatores com os impostos indiretos subtraída dos subsídios. Renda nacional a custo de fatores é o que é pago aos fatores de produção, salários, juros, alugueis e lucros.

C) Carga tributaria buta é o total de arrecadação fiscal sem nenhuma dedução, já a carga tributaria liquida é a bruta subtraída de transferências e subsídios do governo ao setor privado.

4.

A) Renda líquida ao exterior é a diferença entre a renda recebida e a renda enviada ao exterior. O PIB é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período. Produto nacional bruto é a soma do PIB à renda recebida do exterior subtraída da renda enviada ao exterior.

B) No Brasil o PIB é maior, o que significa que utilizamos mais os serviços estrangeiros do que eles utilizam os nossos.

5.

*PIB nominal é o PIB medido a preços correntes do próprio ano.

*PIB real é o PIB medido a preços constantes de um dado ano qualquer chamado ano-base.

*Deflação é o ato de transformar uma serie nominal em uma serie real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com