TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos empresa SEBRAE

Tese: Fundamentos empresa SEBRAE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 9

1.Fundamentos

• Histórico:

O trabalho foi realizado com os dados da empresa SEBRAE cujo nome fantasia é (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). É um serviço social autônomo, parte integrante do Sistema S que objetiva auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo. No país é composto por 27 unidades descentralizadas, uma em cada Estado da Federação e Distrito Federal, formando uma rede com de 750 postos de atendimento, 4.400 colaboradores e 9.000 consultores externos, de norte a sul do Brasil. Sua empresa cede é no Rio Grande do Sul ,inscrita no CNPJ 30.147.176/0001-14. Porém o trabalho foi realizado apenas na filial situado em Manaus no estado do Amazonas.

Fundado em 1972 com o nome de CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), era uma entidade vinculada ao Governo Federal. Em outubro de 1990, se transformou em SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), desvinculando-se da administração pública e tornando-se um serviço social autônomo, sem fins lucrativos.

Um dos principais pontos do SEBRAE está no empreendedorismo, de modo que a maioria de suas ações visa o estímulo à auto-sustentabilidade das pessoas e comunidades.

Para o SEBRAE um importante passo dado e que viabiliza de forma expressiva sua atuação foi à aprovação e posterior adequação da Lei Geral - a lei das pequenas e micro empresas - que dentre várias questões instituiu o Imposto Simples Nacional, facilitando a vida tributária e financeira das MPE`s (abreviação geralmente utilizada para Micro e Pequenas Empresas).

A empresa possuía o slogan "Parceiro dos Brasileiros", mas em 2008 este slogan foi transformado em "Quem tem conhecimento vai pra frente" em função do novo portal que abrange ainda mais informações e cursos virtuais. Com este slogan, o SEBRAE se apresenta com a missão de qualificar e informar os empreendedores/empresários.

O atual presidente da empresa é Luiz Eduardo Pereira Barretos Filho. O presidente do Conselho Deliberativo Nacional é Roberto Simões.

• Visão:

Ter excelência no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, competitivo e sustentável.

Política da Qualidade: Estimular o surgimento e promover o desenvolvimento de empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados, possibilitando-lhes a permanência no mercado e auto sustentabilidade econômica e ambiental, buscando a melhoria contínua de processos e serviços oferecidos.

Missão: promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

1.1 Marketings para o século XXI e Marketing 3.0

Para criar, conquistar e dominar mercados nos dias de hoje é essencial conhecer os mercados, o marketing tornou-se numa ferramenta indispensável para efetuar os estudos de mercado necessários à implementação de um produto ou serviço neste, sendo assim essencial utilizar vários tipos de marketing, o estratégico, táctico, administrativo.

Marketing estratégico: No marketing estratégico temos que ter em conta a tecnologia e a globalização. Agora, um marketing ganhador é aquele que responde a uma escolha da noção da qualidade, ao melhor preço dentro do segmento em que se trabalha em que se garante um melhor serviço aos olhos do cliente, em que se suporta a liderança do mercado e em que se inova com os melhores cursos. A estratégia ganhadora dá respostas aos clientes sensíveis ao preço e apressados que esperam o máximo de serviço. O marketing é o trabalho em que os gestores se empenham para poder avaliar necessidades e determinar se existe uma boa oportunidade de obter lucro.

Marketing tático: Levam em consideração as tendências de vida aplicadas dentro das empresas como: viver com menos, hibernação, juvenilidade, ergonomia, desejo de aventura, vidas múltiplas, responsabilização, pequenas fraquezas, estar vivo e consumidor vigilante.

Marketing administrativo: O marketing administrativo não é mais do que dispor dos meios para preparar e executar planos de marketing eficazes. Esta sub-classe de marketing tem a ver com os planos que constituem o planejamento e que tanto pode ser o posicionamento de preço, como a estratégia de distribuição ou de comunicação, assim sendo para planear, organizar e conseguir mais eficácia as empresas precisam de preparar os seguintes planos: Planos de marketing para cada categoria de produtos,Planos de novos produtos,Planos dos segmentos do mercado,Planos geográficos do mercado Planos de clientes.

Um novo conceito está surgindo aos poucos: as ações de Mercado levando em conta o Marketing 3.0. No Marketing 3.0, o futuro está em 3 conceitos chave: Colaboração, Cultura ou comunitização e Espiritualidade ou Criação de Caráter. O Marketing 3.0 insere um novo modelo relacionado à marca, o Modelo dos "3is".

No Marketing 3.0 o profissional de marketing precisam identificar as necessidades e desejos dos consumidores para ser capaz de orientar as suas mentes, corações e espíritos. A necessidade o desejo genérico dos consumidores é fazer com que a sociedade e o mundo em geral se transformem em um lugar ideal para se viver. Esse conceito guia todas as ações, ferramentas e instrumentos abordados no Marketing 3.0

Dessa forma, a atuação da área de Marketing, em uma empresa, passa a visar os consumidores através de seus corações, mentes e espíritos. E isso, pode ser cruzado, em uma matriz, com a Missão, Visão e Valores de uma organização.

2. O Portfólio

A empresa tem como objetivo expandir o conhecimento do seu publico sobre grandes empresas e pequenos negócios. Divulga a sua empresa através de propagandas na televisão e panfletando. Possui empresas espalhadas por todo o Brasil, o SEBRAE tem crescido cada vez mais aqui no Amazonas ajudando varias pessoas ter conhecimento sobre vários tipos de negócios.

3. O público-alvo da organização e como é o seu comportamento de compra

A empresa tem como público-alvo todo o tipo de classe social que queira abranger seus conhecimentos de como começar um pequeno negocio, ou desenvolver o seu negocio tornando a sua empresa de grande porte. Todo dia pessoas vão a procura de curso no SEBRAE, por isso a empresa tem implementado não só curso para como iniciar um negocio, mais como também star acrescentando curso de inglês e espanhol. Por isso a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com