TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Exames: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

INTRODUÇÃO

DESENVOLVOMENTO

CONCLISAO

1 INTRODUÇÃO

É Importante o planejamento estratégico para a sobrevivência das pequenas e medias empresas em um mercado altamente competitivo. A estratégia empresarial tem sido um tema muito discutido nos últimos anos nas empresas de grande porte, investindo na contratação de consultores gerenciais, criando órgãos de planejamento estratégico, desenvolvendo visões, missões e metas. Se não houver um ótimo e bem pensado planejamento, a micro ou grande empresa corre um grande risco. A proposta do trabalho é aplicada no planejamento, controle, organização e direção, assim podendo reestruturar e reorganizar a empresa do senhor Eustáquio que está desorganizada e não evoluiu no decorrer dos anos.

Ele precisa de um bom entendimento para desenvolver ideias para tentar fortalecer o seu mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

REESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O Sr. Eustaquio é proprietário de uma empresa que produz copos, talheres entre outros

produtos descartáveis para festas e eventos diversos. Durante anos o pai do Sr.

Eustaquio administrou a empresa concentrando todas as funções organizacionais e

exercendo praticamente todas as atividades de supervisão e orientação das atividades e

dos funcionários. Consequentemente, todas decisões sobre o negocio sempre foram tomadas por ele com pouca ou nenhuma participação dos demais envolvidos nos processos e atividades da empresa. Nesse sistema centralizado, a empresa cresceu e conseguiu sobreviver a todas as dificuldades que atravessou nos quarenta anos em que esta no mercado. No inicio eram apenas 4 funcionários e 2 maquinas de estrusão. A empresa esta dividida em duas áreas distintas, a de Administração e a de Produção.

Administração: Os funcionários do setor administrativo preocupam-se somente em comprar e vender, pagar e receber, além da folha de pagamento, a área financeira esta abandonada,

Depois de realizada essa análise será possível detalhar: funções, responsabilidades, grau de hierarquia, funcionários subordinados e finalmente o nome do cargo funcionários que deveriam atuar nesta área, estão somente preocupados com a contabilidade da empresa. Não existe setores de compras e nem de vendas, existem três vendedores, mas estes não estão cumprindo seu papel dentro da empresa, pois se preocupam somente em anotar os pedidos repassados pelos revendedores parceiros.Embora haja todos esses problemas o Sr. Eustáquio consegue manter sua condição financeira equilibrada junto com os bancos e fornecedores, deixando passar a oportunidade de investir na empresa, pois seu patrimônio proporciona condições interessantes para obtenção de recursos de terceiros a juros baixos, podendo assim melhorar as condições de trabalho, comprando maquinários novos e promovendo salários melhores aos seus colaboradores.

Produção: A empresa conta com poucas maquinas para realizar os trabalhos, além dos trabalhadores estarem totalmente desorganizados, fazendo todo tipo de tarefa relacionado ao processo produtivo, com isso desperdiçando tempo e matérias. E repasse dos materiais fabricados é feita por uma pequena rede de revendedores. Fazendo com que a produção excedente fique estocada nas prateleiras a espera de compradores.

Planejamento: A importância de visar o que se vai fazer ou seja o que se tem que fazer, missão e objetivos da empresa com enfoque estratégico, permitindo que a mesma tenha uma visão clara e definida do seu futuro através de um sistema que considere os fatores variáveis, buscando alternativa para amenizar os impactos das crises setoriais na empresa.

Organização: É a estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

Divisão do Trabalho; O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção, Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho.

Especialização: A especialização do trabalho constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção.

Direção: È o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal e verifica se as tarefas estão sendo executadas de acordo com o que foi planejado.

Controle: Consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, verificando também onde ocorreram os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

3 CONCLUSÃO

Pode-se concluir que as pequenas empresas tem um poderoso fator no desenvolvimento socioeconômico no cenário atual. A competição entre as empresas vem se tornando cada vez mais acirrada e as pequenas empresas para poderem sobreviver no mercado, precisam utilizar da melhor forma possível seus recursos e habilidades, superar as ameaças ambientais, explorar as oportunidades e estabelecer os melhores meios para atuar no mercado. Assim o Planejamento Estratégico pode ser entendido como uma ferramenta que auxilia no seu processo de gestão, possibilitando o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, frente a necessidade dos clientes, à analise do setor de atuação no mercado, dos concorrentes, dos valores a serem oferecidos aos clientes, das vantagens a longo prazo, da lucratividade entre outros aspectos.

Esta atividade foi desenvolvida visando demonstrar e conscientizar, as pequenas empresas, do planejamento, organização, controle e direção, o seu uso das mesmas, afim que o segmento passe a usar esta ferramenta, para conhecer melhor seu mercado (clientes, concorrentes, produtos) definir sua estratégia competitiva. Pensar,Planejar são as principais ferramentas para um bom micro empresário.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, D. P. R de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Pratica. 22ed. São Paulo: Atlas, 2005.

KOETZ, Luciane Soutello e SANTANA, Denise Dias. Teorias da Administração II. São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.

SALVALAGIO, Wilson. Introdução a economia. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.

Revista, Profissionalismo e Sucesso. Porque alguns tem sucesso e outros não?. Ano 04 Nº 07/2009.

COELHO, Fabiano. Contabilidade Gerencial. Disponível em: http://www.fabianocoelho.com.br/artigos-contabilidade-gestao/Artigo-Contabilidade-decisorial-na-area-de-financas.pdf. Acesso em: 15/05/2011

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »