TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração: As empresas

Seminário: Fundamentos da Administração: As empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Seminário  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1

Aula-tema: Fundamentos da Administração: As empresas

PASSO 1

DEPARTAMENTOS EXISTENTES E A QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS POR DEPARTAMENTO

Os Departamentos existentes e a quantidade de funcionários por departamento na empresa AM Ltda, são:

• Diretoria 01

• Gerencia 01

• Indústria 20

• Financeiro 05

• Administrativo 05

COMO A EMPRESA ADMINISTRA A DEMANDA E ATENDE AOS CLIENTES

Na empresa AM Ltda os pedidos (demanda) são feitos primeiramente pelo contato com os funcionários do call center ou vendedores que visitam os clientes ou clientes em potencial, onde os pedidos são encaminhados ao departamento de vendas, cujo diretor do setor direciona os pedidos para a direção/presidência para que o mesmo seja aprovado, após a aprovação dos pedidos o diretor de vendas pede ao departamento de vendas que informe o cliente que seu pedido foi aprovado, informando: o valor da compra e a data de entrega.

Depois o pedido é encaminhado ao diretor de produção que entrega para os supervisores, que mandarão os operários da fábrica fazerem os produtos do pedido. Após o pedido ficar pronto o mesmo é encaminhado para o setor de controle de qualidade e em seguida passa para a administração que o encaminha para distribuição e entrega.

PASSO 2

ORGANOGRAM DA EMPRESA AM LTDA.

PASSO 3

MISSÃO

Temos a Missão de prestar um atendimento personalizado a todos os clientes, oferecendo produtos de excelente qualidade visando o conforto do cliente e atendendo as suas expectativas e necessidades.

VISÃO

Buscar sempre o desenvolvimento da empresa através de estudos, criatividade, inovação de métodos de trabalho, almejando um padrão melhor de qualidade. Proporcionar o crescimento dos colaboradores e sócios da empresa em um ambiente harmonioso e prazeroso.

VALORES

Nossa empresa a AM Ltda. tem como valores a ética, transparência, respeito, competência, credibilidade, satisfação, segurança. Por isso, o nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

RELACIONAMENTO ENTRE DEPARTAMENTOS

Na empresa AM Ltda que confecciona roupas os serviços são divididos em áreas denominadas de Departamentos. E, a empresa mantem uma relação entre os departamentos e trabalhadores para que, assim, possa haver facilidade na comunicação e no trabalho em conjunto. Na referida empresa a boa comunicação entre os departamentos é um dos fatores primordiais para o sucesso da empresa.

DIRETOR: é o responsável pela tomada de decisões em auto nível, que por sua vez são tomadas pela influencia que ele sofre do meio externo.

GERENTE: é o responsável pela tomada de decisões no meio interno, suas decisões são tomadas a partir necessidade dos encarregados, tendo que se reportar apenas ao diretor.

ENCARREGADO DE PRODUÇÃO: é o responsável direto pela linha de produção da empresa, coordenando, auditando, monitorando, orientando e treinando os operários, recebendo os pedidos dos vendedores e executando-os no prazo determinado.

ENCARREGADO FINANCEIRO: é o responsável por organizar contas e recebimentos, conciliando despesas com a receita.

ENCARREGADO ADMINISTRATIVO: tem a tarefa de reduzir custos ao máximo, auxilia na otimização do estoque de matéria prima da empresa.

COMERCIAL: é o responsável direto por planejamento de estratégia de vendas, elaboração de preços, promoções, contratações de pessoal, auxiliando na redução de custos de produção junto ao encarregado de produção e financeiro.

TÉCNICOS DE OPERAÇÕES: é o nível mais baixo da hierarquia, responsável pela produção direta das confecções.

CAIXA/CONTAS A PAGAR/CONTAS A RECEBER: é responsável pela movimentação direta do fluxo de caixa da empresa, pagamento, recebimentos e caixa interno executando pagamentos e recebimentos dos clientes.

VENDAS: os vendedores são responsáveis pelo atendimento direto ao consumidor final, negociando a venda e auxiliando na melhor opção de compra.

COMPRAS: este setor trabalha junto ao encarregado de produção sempre tentando diminuir custos da matéria prima, de forma que a empresa compre sempre os melhores produtos, a baixo custo. Também é necessário realizar um trabalho junto ao estoque para que não haja capital imobilizado.

RECURSOS HUMANOS: é o responsável pelas atividades de planejamentos, recrutamentos, desenvolvimento gerencial, cargos e salários, benefícios, relações trabalhistas e administração de pessoas.

PASSO 4

RELATÓRIO 1

Para fazermos este relatório, Relatório 1, foi necessário realizar pesquisas bibliográficas em livros e pesquisas na internet, pois na cidade de Rondonópolis não há fabrica de roupas, havendo somente uma fábrica Têxtil e algumas confecções de uniformes de pequeno porte.

Ao realizarmos a pesquisa foi nos possível conhecer um pouco um pouco o processo de fabricação de roupas e de confecções. E no decorrer da pesquisa sobre a fabricação de roupas percebemos que a empresa deve ter o compromisso com a qualidade, segurança e responsabilidade social. E, que através das continuas melhorias na condução dos processos industriais, as praticas trabalhistas, as prevenção de acidentes com o uso obrigatório de EPI´s (equipamentos de proteção individuais) são adotadas e melhor fiscalizadas pelos órgãos competentes.

Após realizarmos as pesquisas, percebemos que as empresas hoje possuem o compromisso com a qualidade dos seus produtos desde a classificação da matéria prima a sua venda. Podemos destacar também a preocupação com os seus operários e com a sociedade, visto que, a base desta preocupação é a segurança interna na fábrica com o uso de instrumentos e de maquinários adequados.

Devemos também destacar que a empresa deve possuir um programa de excelência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com