TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Do Gerente De Produtos

Trabalho Universitário: Funções Do Gerente De Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

função do gerente de produtos

UMÁRIO

1 INDROTUÇÃO......................................................………………………............3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4

2.1 Planejar e realizar as atividades de lançamento de novos produtos....................................................................................................................4

2.1.2 Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos.........4

2.1.3 Selecionar e administrar os canais de distribuição.............................5

2.2 Escala de lealdade.................................................................................6

2.2.1 Cliente Satisfeito.................................................................................6

2.2.2 Cliente fiel...........................................................................................7

2.2.3 Cliente evangelista.............................................................................7

3 CONCLUSÃO...................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejar e realizar as atividades de lançamento de novos produtos

O processo de desenvolvimento e lançamento de produtos é o fator principal das empresas que querem competir por meio da criação de novos produtos e da busca da liderança de mercado, pois, quando não há um planejamento correto para o lançamento de um novo produto, o sucesso ou insucesso, consequentemente trará muitos problemas à empresas que lançou, podendo até resultar na retirada do produto do mercado tendo custos altos e perdas maiores ainda, já que haverá uma contribuição para a criação de uma imagem negativa para empresa, devido ao fracasso do produto.

O planejamento de um novo produto pode não garantir o seu sucesso no mercado embora seja bem estruturado, porém, devemos levar em consideração que suas chances de sucesso serão muito maiores, já que no processo de planejamento a empresa pode antecipar e simular situações, verificando, por exemplo, se a fabricação do produto - envolvendo fatores como seus custos e se o produto é competivivo o suficiente, estando à altura de seus possíveis concorrentes no mercado - trará o retorno desejado, pois planejar é a solução para a conquista do sucesso no mercado atual.

2.1.2 Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos

Para manter o controle necessário à obtenção de informação deve-se seguir uma rotina que, os profissionais de marketing abordam a pesquisa como um processo seguindo passos lógicos, são eles:

1. Localizar e definir problemas ou questões;

2. Elaborar o projeto de pesquisa;

3. Coletar dados;

4. Interpretar as descobertas da pesquisa e

5. Relatar as descobertas da pesquisa.

No planejamento dos projetos de pesquisas, os profissionais de marketing devem considerar cada um dos passos cuidadosamente e determinar como eles podem ser mais bem implementados para a resolução de problemas, portanto a pesquisa de marketing é definida como a elaboração de relatórios sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação com a qual a organização se depara.

2.1.3 Selecionar e administrar os canais de distribuição

Os profissionais de marketing buscam criar valor ao cliente, com a tecnologia atual é possível uma facilidade imensa

Os produtos por excelência devem estar disponíveis para os clientes, onde e quando os mesmos quiserem, pois os profissionais de marketing buscam criar valor ao cliente, agindo de forma eficaz e eficiente. Há empresas independentes que atuam como elo entre os vendedores e consumidores, conhecidas como intermediários. Segundo Churchill JR, Peter: "Canal de distribuição é uma rede organizada de órgãos de instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais, a fim de realizar a tarefa de marketing".

Churchill estabelece três tipos de funções para a distribuição:

1. Função Transacional: Ocorre quando há compra e venda de muitos fabricantes, com a intenção de promover trocas, sendo mais indicado para essa função os intermediários.

2. Função Logística: Envolve concentrar os bens; armazena-los; organizá-los (acumulação, distribuição, combinação e classificação) e distribuí-los fisicamente.

3. Função de Facilitação: Proporcionamento de crédito ou fundos para facilitar a compra; inspecionamento de produtos e classificação em categorias voltadas para a qualidade; e reunião e transmissão sobre as condições do mercado; tendências consumistas, vendas esperadas e concorrência envolvida.

“A fim de distribuir produtos e serviços com eficiência, os profissionais de marketing precisam conhecer os tipos básicos de canais disponíveis”. Churchill JR, Peter

2.2 Escala de lealdade

A escala de lealdade é uma tecnologia que permite o acompanhamento da evolução do cliente com a empresa, permitindo também, uma comparação inclusive na estratégia de conquista de clientes, bem como a manutenção dos mesmos. A satisfação do cliente começa quando ele percebe que quem o atende o compreende.

1. Cliente satisfeito;

2. Cliente fiel;

3. Cliente que atrai novos clientes;

4. Cliente evangelista e

5. Cliente defensor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com