TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO INDUSTRIAL

Monografias: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM CIENCIAS CONTABEIS

VÂNIA APARECIDA DE MEDEIROS

GESTÃO EMPRESARIAL

Machadinho D’Oeste

Ano:2013

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à

Universidade Norte do Paraná – Unopar, como

Requisito parcial para obtenção de título de

Bacharel em Ciências Contábeis

nas disciplinas de: Administração Financeira e Orçamentária,Direito Empresarial e Tributário,Estrutura das Demonstrações Contábeis e Estátistica.

Machadinho D’Oeste

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1- CONCEITO DE ORÇAMENTO

1.1 ORÇAMENTO DE VENDAS

1.2 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

1.3 ORÇAMENTO DE CUSTOS ADMINISTRATIVOS E COM VENDAS

1.4 DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS

1.5 ORÇAMENTO DE CAPITAL

1.6 ORÇAMENTO DE CAIXA

2. ORÇAMENTO GERAL

3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

5. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

6. INSENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

7.BALANÇO PATRIMONIAL

8. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

9. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

10. A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZADO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO A gestão empresarial possui um leque de ferramentas muito úteis para as empresas.A cada passo que evoluimos percebemos que a economia global avança para métodos cada vez mais modernos e eficazes e tudo que seja feito de forma amadora e improvisado está ficando cada vez mais distante da realidade tornando indispensável o planejamento financeiro, por meio dessa estratégia a empresa poderá alcançar as metas orcamentárias previstas e atingir resultados satisfatórios. No trabalho apresentado será abordado assuntos específicos realtivos a gestão empresarial conceituando os diversos tipos de orçamento, os pontos positivos do orçamento na gestão das empresas; as questões tributárias; insenção e imunidade tributária; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; demostraçãodo fluxo de caixa e a comparação entre orçado e realizado e métodos quantitativos. De cada tópico será conceituado buscando entendimento e as ligações que levam os administradores a uma gestão eficaz.

1.CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte da determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresarias presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento também fornece instrução e direção para execução de planos visando atingir um determinado objetivo coordenando os recursos e meios disponíveis em um certo espaço de tempo. O orçamento deve ser iniciado com pelo menos 3 meses de antecedência, cabendo ao contador ou administrador verificar as diferenças entre orçado e planejado, sendo possível assim fazer as mudanças necessárias quando o orçado ficar à baixo do real, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.Podemos definir de maneira resumida que o orçamento serve para evitar problemas futuros, e através dele direcionar as atenções na exploração de novas oportunidades. Existem vários tipos de orçamento que se dividem em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.

1.1.ORÇAMENTO DE VENDAS

O orçamento de vendas deve apresentar-se ao sistema de planejamento da empresa de forma significativa, devido a a sua relação com os demais setores da empresa. Esse tipo de orçamento não deve atrapalhar as demais partes orçamentárias da empresa, portanto a sua formulação deve ser a mais real possível. Essa é uma etapa que visa estimar exatamente as vendas necessárias para o crescimento dos negócios, através da utilização de produtos e serviços, quantidades na produção e demanda exigida. Mensurar a quantidade de cada item a ser comercilaizado e definir os preços que serão praticados no mercado,definindo os prazos dados aos clientes,bem como os impostos que incidirão sobre as vendas. A pesquisa de mercado é o que determina o valor e a quantidade comercializados, por isso deve-se saber as tendências do mercado. Hansen e Mowen (2001,p.251)conceituam o orçamento de vendas como uma “projeção aprovada pelo comitê de orçamento que descreve as vendas esperadas para cada produto em unidades fisícas e unidades monetárias”.

1.2.ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

O orçamento de produção é a próxima etapa após determinada a quantidade de vendas. Nesse orçamento as empresas devem garantir que seus clientes serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com