TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E PLANEJAMENTO DO MEIO AMBIENTE

Seminário: GESTÃO E PLANEJAMENTO DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

PROF. HELBERT GERALDO DE QUEIRÓZ

7

Página 11-20

CASO: VAQUEIROS OPERÁRIOS

• Nas margens do rio São Francisco, em pleno agreste, geólogos de uma fábrica de refratários situada no Sul do país descobriram uma importante jazida de magnesita. Inicialmente, foram construídas próximo a um vilarejo instalações industriais simples com o fim de extrair e dar uma primeira queima no minério antes de embarcá-lo. Com isso, surgiram oportunidades de trabalho, que passaram a ser uma verdadeira salvação para aqueles sertanejos sujeitos a uma vida de subemprego crônico na atividade pecuária extensiva ou na agricultura marginal.

• Para as minas foi enviado um gerente sulista com sua capacidade de direção e organização já demonstrada, mas sua administração foi tão falha que nem ele sabia qual a razão de tantos erros. Seu substituto foi ainda mais bem selecionado, mas teve a mesma sorte do antecessor. Foram então mandados dois gerentes, um administrativo e outro técnico, porém o pouco que conseguiram produzir era irregular e de baixa qualidade. Um geólogo, contratado para estudar o problema da qualidade do minério, ao chegar, encontrou ambos bêbados e completamente entregues ao desânimo por não terem conseguido fazer pessoas ávidas por emprego a ser produtivas.

• Aconteceu que, sendo natural do sertão de um Estado do Nordeste, o geólogo percebeu que o não-entendimento dos valores e os costumes dos habitantes da região impediam o relacionamento satisfatório administração-empregados, não obstante os trabalhadores estarem interessados no serviço. Assim, as coisas simples como o apito para iniciar e terminar a jornada diária não tinha o menor significado para aqueles sertanejos que nunca tiveram hora para o trabalho. Por outro lado, esperavam que o gerente, tal qual faziam os donos de fazendas, os atendesse em seus problemas financeiros, de saúde e até familiares.

• Depois que os gerentes compreenderam tais aspectos peculiares e sem alterar a estrutura organizacional, foram feitas adaptações nas práticas administrativas, por exemplo, o número de horas de trabalho por dia deixou de ser fixo, pois o apito somente soava no caso de tudo estar efetivamente em condições para o início da jornada ou no fim do turno, se a descarga do forno tivesse sido completada. Com essa e outras medidas, as minas tornaram-se produtivas.

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

PROF. HELBERT GERALDO DE QUEIRÓZ

CAP. 1- Uma Ponte entre a Sociologia e a Administração

Página 11-20

CASO: Vaqueiros Operários

COSTUMES- DEFINIÇÃO

• Normas que especificam comportamentos de importância considerada vital para a sociedade e que englobam seus valores morais básicos, cuja transgressão é sujeita a sanções severas.

• Ex.: Costume da Sociedade Ocidental – obrigação dos pais sustentarem os filhos

Caso: Vaqueiros Operários

• Diversidade nos Costumes de duas Regiões

CONCLUSÃO:

• Não basta o administrador conhecer técnicas de planejamento, de estruturação e outros assuntos relativos á organização do trabalho, é preciso entender as pessoas, a principal matéria-prima com que lida diariamente, não só, como indivíduos que são, mas principalmente como grupo, já que os serviços são levados a efeito coletivamente.

SOCIOLOGIA GERAL

• O homem sempre viveu em coletividades/ associações de pessoas

• Psicologia => Enfoca os comportamentos individuais

• Sociologia => aborda os comportamentos coletivos

• As pessoas agem diferentemente quando associadas, porque os comportamentos de uma pessoa são influenciados pelos das demais.

• Ciência voltada para a explicação dos fenômenos sociais – conhecimento do homem e de suas atitudes quando inserido na coletividade.

• SOCIOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA SOCIAL HUMANA (Horton & Hunt)

• Exs.: 1- CULTURA DAS SOCIEDADES – o que diferencia a nordestina sertaneja dos vaqueiros da sulista urbana dos gerentes.

2- DIVISÃO EM CLASSES SOCIAIS – que diferencia o operariado da elite detentora do poder econômico e político

• Além de fornecer explicações sobre fenômenos sociais, a SOCIOLOGIA também sugere medidas para intervir na sociedade, seja para fazer ajustamentos, seja para provocar mudanças. (Fernandes, 1960)

CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES

1- Associações produtoras de bens e prestadoras de serviços.

Exs.: Hospitais, escolas, fábricas, escritórios, lojas, supermercados, clubes, igrejas, teatros, cemitério

OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

1-Realizar pesquisas/ estudos para o melhor conhecimento dos fenômenos que ocorrem nas associações de pessoas.

2-Estudar as diferenças nos comportamentos dos indivíduos quando estão sozinhos dos manifestados quando em grupos.

3-Fornecer explanações para entender os comportamentos dos grupos sociais que formam organizações sugerindo medidas para administrá-los com sucesso.

4-Aprender a coordenar (COMPREENDER e PREPARAR-SE) o trabalho de pessoas reunidas em grupos, equipes, comissões e unidades administrativas de empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com