TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue e identifique sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental

Seminário: Conceitue e identifique sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

Conceitue e identifique sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental

Sustentabilidade é a habilidade no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes o conceito tornou-se um principio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, “longo prazo” de termo indefinido , em principio.

O principio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das eco vilas) , até o planeta inteiro. Para que um empreendimento seja considerado sustentável , é preciso que seja : ecologicamente correto ,economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

O termo “sustentabilidade” provém do latim sustentare (sustentar , defender ,favorecer, Apoiar,conservar, cuidar). Segundo o relatório de Brundtland (1987) , o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas “.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNITED NATIONS Conferênce qn the Human Environment-UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferéncia das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação o meio ambiente

A conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita as fronteiras políticas mas afeta países , regiões e povos , localizados muito alem do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural.

Enquanto sustentável significa apto ou passível de sustentação , sustentado é aquilo que já tem garantida a sustentação É de imediata compreensão que “sustentado” já carrega em si um prazo de validade , no sentido de que não se imagina o que quer que seja, no domínio físico, que apresente sustentação perpétua (ad aeternu), de modo que , no rigor,”sustentado” deve ser acompanhado sempre do prazo ao qual se refere, sob o risco de imprecisão ou falsidade acidental ou intencional. Tal rigor é especialmente importante nos casos de políticas ambientais ou sociais, sujeito a vieses de interesses divergentes.

Resumindo., O planejamento ambiental incorpora-se cada vez mais como um agente e instrumento fundamental para os processos de desenvolvimento sustentável. Na tomada de medidas visando preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde , restringirá ao abastecimento de água e depósito de esgoto e, no caso incluirá o tratamento de lixo, manter o controle e prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida da população, e também a produtividade do individuo e facilitar a atividade econômica ,criar uma associação de catadores de papel, papelão e materiais recicláveis ,iniciando campanha de conscientização da população sobre a coleta seletiva de lixo. Que irá para uma usina de reciclagem cujos funcionários serão pessoas da área de reciclagem . esta usina também receberá pessoas desempregadas, que tem dificuldade de regressar ao mercado de trabalho. Rever o preço d’água e tratamento de esgoto no município, criar uma normatização que limite os gastos e consumo de água no município, inclusive para evitar o desperdício , também estabelecer uma política de redução de perdas de água e consumo responsável e educação ambiental, garantindo o saneamento para as áreas carentes com conceitos novos e flexíveis de viabilidade técnicas econômica e social , um sistema de financiamento deverá ir desde a participação integral da população até o acionamento dos fundos de saneamento básico, implantar índices de eficiência e sócio ambiental avaliando a qualidade de serviço buscando a certificação de sustentabilidade ,investir em programas de proteção dos mananciais que abastecem o município ,recomposição das matas ciliares e campanhas ambientais.

Integrar o departamento de água ao processo de crescimento do município , participando do planejamento e evolução dos setores produtivos com nova plantas industriais, condomínios e residenciais , prospectando e dando segurança para novos investimentos, água e saneamento são imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável .

Diluição do conceito, o uso do termo “sustentabilidade” difundiu-se rapidamente incorporando-se ao vocabulário publicamente correto das empresas, dos meios de comunicação em massa, das organizações da sociedade civil, a ponto de se tornar uma quase unanimidade global, por outro lado, a abordagem do combate ás causas da insustentabilidade parece não avançar no mesmo ritmo, ainda que as possa estimular a produção de previsões mais ou menos catastróficas acerca do futuro e aquecer os debates sobre proposta de soluções eventualmente conflitantes. De modo, assim como acontecia antes de 1987, o desenvolvimento dos países continua a ter o principal indicador de crescimento econômico , traduzido como crescimento da produção ou se olhando pelo avesso , como crescimento ( predominante não sustentável da exploração dos recursos naturais. As políticas públicas, bem como a ação efetiva dos governos, ainda se norteia basicamente pela crença possibilidade do crescimento econômico perpétuo e sua crença predomina largamente sobre a tese oposta, o decrescimento econômico, cujas bases foram lançadas no inicio dos anos 1970, por Nicholasgeorgescu-roegem. Segundo Amartya Sem. Preio Nobel de Economia 1998: “Não houve mudança significativa no entendimento dos determinantes do progresso, da prosperidade ou do desenvolvimento. Continuam a ser vistos como resultado direto do desempenho econômico.”

Em 2002, a Cimeira (ou Cúpula ) da terra sobre desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo a maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) através de programas e políticas centrados nas questões sociais e principalmente, nos sistemas de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com