TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Exames: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

A partir da competição política e econômica das tendências de desenvolvimento institucional, consolidou‑se uma organização em torno de governos capazes de garantir a vida dos indivíduos de uma forma específica - a do Estado territorial soberano como responsável por:

a.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

b.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma cidade.

c.

Organizar, regular e constituir a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma organização.

d.

Organizar e criar formas de governo entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

e.

Controlar a vida social entre o conjunto de instituições (sociedade) que habitasse determinado território, sendo elas parte de uma mesma nação.

0,3 pontos

Pergunta 2

Anterior ao surgimento do Estado nacional, as unidades governamentais existiam em diferentes épocas sob a forma de comunas, cidades‑estado e feudos, ao passo que as unidades econômicas formaram-se nesta ordem:

a.

Família, feudo, comunidade da vila, cidade e liga das cidades.

b.

Família, feudo, comuna e cidade.

c.

Família, feudo, comunidade da vila e liga das cidades.

d.

Família, comunidade da vila, cidade e liga das cidades.

e.

Família, feudo, comunidade da vila, cidade e ligação das cidades.

0,3 pontos

Pergunta 3

Ao tentarem estabelecer novas bases para a política internacional em busca de um mundo ideal, as propostas de Woodrow Wilson, presidente americano, emergiram como uma provável saída para as conflituosas e obscuras relações dos países europeus. Assim, nascia:

a.

O direito das gentes.

b.

O direito das minorias.

c.

A interdependência.

d.

A independência das relações entre ideias.

e.

O idealismo.

0,3 pontos

Pergunta 4

Considerando a complexidade inerente ao sistema internacional, nenhuma teoria interpreta individualmente e de forma cabal a realidade internacional. Estas teorias, então, podem ser consideradas imperfeitas no sentido de que raramente são consideradas, inclusive por seus autores, como:

a.

Feitas, completas e acabadas.

b.

Feitas, incompletas e acabadas.

c.

Feitas, completas e imutáveis.

d.

Simples, completas e acabadas.

e.

Indefinidas, completas e inacabadas.

0,3 pontos

Pergunta 5

Em geral, quando há uma programação específica, fica claro que um planejamento constante é intrínseco quando nos referimos à interação dos Estados e aos diferentes planos da diplomacia. Mesmo sendo um objetivo de difícil consecução, não é necessário que todos os momentos do programa sejam elaborados formalmente. No entanto, esses não são os fatores que impedem efetivamente a criação e a elaboração essenciais da programação diplomática. O programa deve contemplar no mínimo o(s) seguinte(s) item(s): (aponte alternativa incorreta):

a.

Teoria e evolução da realidade internacional.

b.

Definição dos objetivos nacionais, inclusive no decorrer do tempo.

c.

Determinação dos ciclos políticos para renovação do poder democrático.

d.

Articulação dos objetivos com os meios de execução da política externa.

e.

Determinação de mecanismos de avaliação e correção política de acordo com o desempenho obtido.

0,3 pontos

Pergunta 6

Embora as relações entre imperadores, papas, reis, barões, cidades e outros agentes das diferentes comunidades aparentassem ser relações internacionais, não se caracterizavam como tais no sentido moderno, pois elas não se davam entre Estados soberanos territoriais; tratavam-se apenas de:

a.

Relações entre pessoas e reis.

b.

Relações entre pessoas e Estados.

c.

Relações entre pessoas e líderes comunitários.

d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com