TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Produtos

Dissertações: Gerência De Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  3.765 Palavras (16 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 16

Gerência de Produtos

Descrição de Cargo

1. Descrição Geral do Cargo

O gerente de produto (GP) atua na área de marketing e desenvolve seu trabalho com foco total num ou mais produtos, normalmente correlatos. A função principal do GP é de servir de elo entre as várias áreas da empresa no que diz respeito a um produto. Essas áreas são: desenvolvimento, marketing, comercial, suporte e produção. Os esforços do GP são medidos de duas formas básicas:

1. O produto deve vender bem

2. A qualidade do produto deve ser alta

É no sentido de maximizar a qualidade que o GP atua junto ao suporte, à produção e ao desenvolvimento. É no sentido de maximizar as vendas que o GP atua junto às áreas comercial e de marketing (da qual ele faz parte).

Basicamente, nada ocorre na empresa com relação a um produto sem que o GP esteja envolvido. Ele é a única pessoa da empresa que detém todas as variáveis na mão para poder opinar sobre assuntos relacionados com o produto. Ele sabe o que o produto faz, o que ele fará nas próximas versões, sua forma de comercialização, suas fraquezas, seus concorrentes, etc. O GP portanto é a primeira pessoa que se deve contatar quando alguém possui dúvidas com relação ao produto, seja essa dúvida comercial ou técnica.

O GP é responsável pelo produto na sua totalidade. Para desempenhar seu trabalho, o GP deve produzir vários instrumentos, descritos mais adiante, que são repassados para as várias áreas da empresa. A seção 4 deste documento detalha as atribuições e responsabilidades do GP.

2. Perfil do Gerente de Produto

O gerente de produto deve possuir os seguintes atributos:

1. Boa apresentação

2. Bons conhecimentos técnicos da área à qual se destina o produto (bancos de dados, redes, etc.)

3. Idealmente, lê, escreve e fala inglês (por conta das parcerias tecnológicas)

4. Boa postura comercial

5. Boa capacidade de organização

6. Ambicioso em certa medida

3. Remuneração do Gerente de Produto

O gerente de produto é um cargo técnico com remuneração fixa variando de R$1500 a R$2500, dependendo do perfil do gerente. Sugere-se premiar o gerente de produto se o produto obtiver bom desempenho comercial. Metas trimestrais devem ser estabelecidas para a venda do produto juntamente com a diretoria da empresa. O cumprimento da meta trimestral dará direito a um prêmio equivalente a 50% do salário fixo, desde que a diretoria julgue que as outras atribuições do gerente de produto tenham sido desempenhadas de forma satisfatória.

(Esta política de premiação ainda não foi fechada com a diretoria).

4. Atribuições e Responsabilidades do Gerente de Produto

4.1 Atribuições gerais

4.1.1 Conhecer o produto

O GP deve ser especialista no seu próprio produto. Isto significa que o GP deve saber tudo sobre o produto, incluindo:

1. Como o produto é confeccionado, exatamente o que vai na caixa, em que mídias está disponível, que versões existem, que versões são comercializadas, se existem versões de demonstração, em que plataformas o produto executa, e tudo mais relacionado à produção do produto.

2. Como o produto é instalado, incluindo diferenças de instalação entre diferentes plataformas, diferenças de instalação entre cópias completas, de demo, de homologação, com time bombs, upgrades, versões mono-usuário e multi-usuário, versões para rede, etc.

3. Como o produto funciona. O GP deve ser o maior especialista no uso do produto. Diferenças de funcionamento entre versões devem ser conhecidas.

4. Os concorrentes existentes do produto e sua respectiva participação no mercado (market share).

5. O que está sendo preparado pelo desenvolvimento para novas versões. Deve-se lembrar que o desenvolvimento não escolhe o que vai ser desenvolvido em novas versões. O GP conduz as discussões na empresa no sentido de decidir novas funcionalidades e negocia as novas implementações com o desenvolvimento.

6. Os problemas que o produto possui com sua respectiva gravidade.

7. Os grandes clientes que utilizam o produto devem ser conhecidos. Os demais devem estar cadastrados numa base de dados.

8. As licitações em andamento, grandes propostas feitas a clientes, etc.

9. As campanhas comerciais ou de marketing em andamento.

A lista acima não é exaustiva. Na dúvida, é só lembrar que o GP deve saber tudo sobre o produto, em cada área da empresa.

4.1.2 Garantir a qualidade do produto

A qualidade de um produto abrange três áreas da empresa:

1. Desenvolvimento, que deve assegurar a qualidade funcional do produto;

2. Produção, que deve assegurar a qualidade física do produto;

3. Suporte, que deve assegurar a qualidade no atendimento ao cliente para o produto.

Apesar de não diretamente responsável por essas áreas, o GP deve zelar pela qualidade do produto nessas três áreas reportando falhas para os responsáveis diretos e cobrando resultados.

4.1.3 Manter contato com o mercado

A gerência de produto é uma posição de marketing. O GP, além de ser o elo entre várias áreas da empresa, tem como papel fundamental ser facilitador para a comercialização do produto. Para tanto, contatos com o mercado devem ser mantidos. Isso envolve visitas a clientes, organização de eventos de vários tipos (descritos adiante), visitas a parceiros, etc.

O contato com o mercado tem duas finalidades básicas:

1. De dentro para fora: aumentar as vendas do produto;

2. De fora para dentro: para facilitar a evolução do produto.

4.1.4 Produzir material de marketing

O material de marketing a ser produzido pelo GP pode ser dividido em três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com