TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao

Dissertações: Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS DE PREVISÃO DE ESTOQUES

1.ObjetivosdeAprendizagem

- Conhecer as principais técnicas de previsão de consumo;

2.Introdução

Todo início de estudo dos estoques está pautado na previsão do consumo do material. Normalmente, quando o material será adquirido pela primeira vez, essa previsão é fixada por estimativa, estando sujeita a distorções pela falta de dados anteriores que o auxiliem a prever com exatidão. Após a ocorência de movimentação do estoque, a reposição passa a ser automática, com base nos dados de consumo, prazo deaquisição e demais índices de classificação.

3.TécnicasdeprevisãoAs informações básicas que permitem decidir acerca do estoque divide-se em duas categorias: Informações Quantitativas, que dizem respeito a evolução das vendas no passado; variáveis cuja evolução esteja diretamente ligadas às vendas; variáveis de fácil previsão (população, renda); influência da propaganda. Informações Qualitativas que dizem respeito a opinião dos gerentes, dos vendedores, dos compradores, pesquisa de mercado. As técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em três grupos: Projeção são aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo segundo a mesma lei observada no

passado. Explicação procura-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionam as mesma com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. Predileção funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras. 4.Formas de evolução de consumoAs formas de evolução de consumo podem ser representadas da seguinte maneira: Modelo de evolução horizontal de consumo de tendência invariável ou constante, é reconhecido pelo consumo médio horizontal.

Tempo

Consumo

Consumo

médio

Consumo

efetivo

14

Modelo de evolução de consumo sujeito a tendênciao consumo médio aumenta ou diminui com o correr do tempo. Modelo de evolução sazonal de consumo o consumo possui oscilações regulares, que tanto podem ser positivas quanto negativas; ele é sazonal quando o desvio é no mínimo de 25% do consumo médio e quando aparece condicionado a determinadas causas. 5.Técnicasquantitativasparaprevisãodeconsumo Método do último período Consiste em utilizar como previsão para o período seguinte o valor ocorrido no período anterior. Método da média móvel É praticamente um método semelhante ao anterior, porém melhorado. A previsão do próximo período é calculada a partir das médias dos consumos anteriores. A vantagem desse método está na simplicidade de cálculo. As desvantagens

residem no fato de que as médias móveis são influenciadas por valores externos e de queos valores mais antigos têm o mesmo peso que os atuais.

A previsão para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores

de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com