TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Das Organizações

Exames: Gestao Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

ATIVIDADE

1. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Diferencie “administrar com eficácia” de “administrar com eficiência”. (Vale 1,0 ponto)

A Administração com Eficácia é a administração voltada para o alcance dos objetivos da organização. E a Administração com Eficiência é a administração voltada para a otimização dos recursos já disponíveis na organização.

2. Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn. Produziu seu primeiro automóvel em 1892. De que forma Henry Ford contribuiu para a Ciência da Administração? (Vale 1,0 ponto)

Alem da Revolução na Indústria Automobilística, através de um sistema de montagem eficiente e produtivo, trouxe outras contribuições como a criação da assistência técnica de grande alcance, prestando um pronto atendimento aos seus clientes e consolidando a marca FORD. Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo, utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado, criando ate a distribuição através de agencias própria.

Também definiu três princípios básicos para os negócios, o principio de intensificação, o principio de economicidade e o principio de produtividade, utilizados ainda nos dias de hoje, porem de uma forma mais atualizada.

Através destas afirmações o movimento da Administração Cientifica difundiu-se amplamente e tornou-se um dos princípios bases da organização industrial nas primeiras décadas do século.

3. Frederick Winslow Taylor mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica". Explique as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 1,0 ponto)

O mecanismo da Abordagem – O operário é visto apenas como uma peça no sistema produtivo e isso o transforma em um individuo incapaz de tomar iniciativas, que sejam necessárias durante o processo.

A superespecialização que robotiza os operários – A superespecialização dos operários facilitava o treinamento e a supervisão, porem alem de reduzir a satisfação do operário, fazia com que ele tivesse uma visão limitada do processo.

A visão microscópica do homem – A analise de desempenho do trabalhador considera apenas as tarefas executadas na linha de produção excluindo o lado social e humano do trabalhador.

Ausência de Comprovação Cientifica – Carece de uma comprovação cientifica pois a sua formulação foi baseada no conhecimento empírico.

Limitação do campo de aplicação a fábrica – Abrange apenas os aspectos formais da organização, excluindo assim divergências entre conflitos individuais e organizacionais.

Abordagem de sistema fechado – Trata a organização com um sistema fechado, desconsiderando as influencias externas que podem mudar toda a rotina da organização e o seu processo.

4. Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modelo gerencial administrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. Enumere e explique as funções da Administração, segundo Fayol. (Vale 1,0 ponto)

1 – Planejar:

Estabelece os objetivos e metas da empresa, assim como também as formas e como eles serão alcançados.

2 – Organizar:

É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, alocando-os da melhor forma possível e seguindo o planejamento já estabelecido.

3 – Comandar:

Fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, para que cada um possa colaborar para a realização dos objetivos definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com