TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Agronegocio

Exames: Gestao Do Agronegocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

1. As empresas confrontam-se com mudanças rápidas no mercado, novas tecnologias, mudança de gostos, mudanças nas exigências quanto a qualidade do produto e o preço. Dessa forma, as empresas à fim de serem mais rápidas e flexíveis a essas demandas, procurando sempre responder às necessidades do mercado, devem incrementar suas competências, adicionando valor à cadeia produtiva, buscando parcerias com todos que estão envolvidos nela .Ou seja, o objetivo da cadeia produtiva é proporcionar conforto entre seus agentes, atendendo as necessidades dos consumidores finais, através da agregação de valor ao produto e inovações tecnológicas que procurem atender todas as necessidades do mercado.

2. Complexo Agroindustrial é um conjunto de indústria de beneficiamento de uma mesma matéria-prima. Já a cadeia de produção agrícola engloba todos os setores de produção, desde o momento em que os agricultores adquirem os insumos, até a sua industrialização.

3. O mercado de termo é conhecido pela compra ou venda de produtos ou ações, a um preço pré-fixado e um prazo de pagamento acordado entre as partes negociantes.

No caso dos contratos de Termo para compra de soja, temos uma modalidade conhecida como, compra de soja verde, a qual uma determinada empresa adquire uma quantidade x de produtos antes mesmo da colheita e entrega do mesmo, fixando um preço e prazo de entrega futuro para este produto.

Estes Contratos geralmente são fixados a preços inferiores aos pagos pelo mercado da época e devem cumprir fielmente os prazos de entregas. No entanto, pode ser uma maneira ágil de capitalizar recursos quando o pagamento é feito a vista, e uma maneira segura de fixar seus ganhos, ou pelo menos garantir os custos de produção, não correndo risco de variação de mercado.

Nossa opinião é de uma atitude conservadora, porém, segura, na qual o agricultor deve procurar fixar o preço do seu custo de produção, deixando somente o lucro, ou excedente para negociações futuras.

4. As políticas de garantia de preços mínimos já existem para alguns produtos agrícolas, porém são inconstantes, burocráticas, exclusivas e a maioria das vezes não garantem o mínimo. Estas políticas, se utilizadas de maneira correta e idônea trariam garantias aos produtores e a indústria, no entanto, um grande risco seria o mercado utilizar os preços mínimos como muleta, ou seja, oferecerem preços abaixo do mínimo, sabendo que os produtores venderão, pois o governo irá cobrir.

5. O Ciclo de vida do produto é utilizado para a avaliação de uma forma de produto ou marca de uma empresa, descrevendo o produto ou serviço, segundo uma evolução em quatro fases: introdução; crescimento; maturidade; e declínio. Em cada fase, é determinada a taxa de crescimento das vendas, a rentabilidade e as estratégias para atingir cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com