TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Sócioambiental e dos Agronegócios

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

ESAN – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Segunda Avaliação.

Atividade à Distância.

Valor:10,00

Data: 08 de Junho/2015

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Disciplina: Gestão Sócioambiental e dos Agronegócios

Professor: Denise Barros de Azevedo

NOME: Amanda da Costa Escobar_________________________________Matrícula: 2014.2505.018-2                                                                                                                                                                              

  1. Busque referências sobre como está o cenário econômico da produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia do Mundo e no Brasil (2,0).

Falando no contexto mundial, a produção de alimentos ganha destaque na China, devido ao seu número de população e o segredo para que esse crescimento acompanhar as suas necessidades é o estímulo ao empreendedorismo, pois eles impulsionam o uso das tecnologias, mas não é o suficiente. A desigualdade social é um fator relevante para esse país e também para a Índia, buscando a universalização de direitos básicos como a saúde. Enfim, esses países em desenvolvimento sugerem ser o principal mercado consumidor do Brasil com cerca de 20%.

 Citando no geral, a globalização de marcas, concentração e fusão de marcas, globalização do varejo, transferência de manufaturas, globalização do sistema financeiro, parcerias estratégicas e a terceirização fazem parte de todo o cenário de -frequentes mudanças para os países ainda em desenvolvimentos. O cenário econômico mostra-se favorável ao agronegócio também ao “efeito etanol” que movimenta o mercado de milho no Brasil.

Já no cenário nacional, em dados atuais, está no 7º lugar em economias mundiais, porém não possui uma renda bem distribuída. No câmbio, pois influencia no setor de exportação para essa taxa é analisada a quantidade de insumos importados na composição dos preços, o peso da mão de obra e o nível da tecnologia.

A carga tributária é bastante elevada e isso incentiva a informalidade na economia contando em 14% do PIB. A dívida pública entra em cena comprometendo o poder de investimento do governo, portanto todos estes itens contribuem negativamente para o nosso desenvolvimento, sendo o desequilíbrio macroeconômico e institucional afeta a informalidade, mão de obra e concorrência.  

  1. Qual é a sua percepção sobre as estratégias do Agronegócio Brasileiro? (2,0).

Dentre as estratégias para o agronegócio brasileiro que causará impacto está à valorização das terras, internacionalização do agronegócio, transparência de renda da sociedade para os agricultores, ganho de imagem da agricultura, queda na resistência aos produtos transgênicos, problemas graves na oferta de fertilizantes, problemas na oferta de alguns defensivos, de máquinas, colhedoras e equipamentos industriais e aceleração na profissionalização do agronegócio.

Portanto, com relação ao último item linkado, em uma pesquisa da revista Universoagro é possível constatar que a sucessão de fazendeiros é também uma preocupação: é preciso tornar um negócio de fazenda tão atraente como gerir uma empresa. E para isso é preciso iniciar com programas – e cursos de especialização em agronegócio, já que é um mercado muito abrangente no Brasil e a capacitação em gestão.

Os pontos principais além de melhorias específicas e em determinadas áreas, seria investir na educação e conscientização desse tema nas escolas desde pequenos principalmente, além de qualificar a mão de obra escassa e também investir em cadeias produtivas que tem o potencial de projetar a imagem do Brasil ademais a definição de resoluções para não comprometer a competitividade.

  1. Defina o que é Fair Trade e de exemplos mundiais e nacionais (2,0).

Segundo o livro de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável, coordenado por Marcos Fava Neves, o fair trade significa acordo comercial entre compradores e vendedores, privilegiando a situação do produtor rural nessa relação de troca.

Para que funcione é preciso ter transparência na gestão de cadeia produtiva e comercial, acesso à informações de mercado, treinamento, pagamento de preço justo e bônus que beneficie a comunidade, respeito a legislação e normas, ambiente de trabalho seguro, crianças freqüentando a escola e, principalmente, o respeito ao meio ambiente, segundo o Sebrae.

A exemplo de fair trades mundiais temos a WFTO – World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo) que possui como membro 15 países somando 76 instituições participantes, entre elas está Mifuko na Finlândia, Lemberona na Áustria, Altraqualità na Itália, Re-wrap no Reino Unido e Fair Trade Czech Republic situado na República Tcheca, com produtos orgânicos a roupas e acessórios.

No Brasil, temos o projeto Brasil 27 que englobam 27 cidades do país e estudam casos de empreendedorismo social, temos a empresa Poços de Calda em Minas Gerais, a Bio Fair Trade em Recife, Xique-Xique em Mossoró e Fazenda Tamanduá em Santa Terezinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com