TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Agronegocio

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1]

FACULDADE DE VIÇOSA – FDV

CURSO ADMINISTRAÇÃO

SEXTO PERÍODO

Trabalho apresentado a

disciplina gestão de agronegócios

             

                                 Aluno: Aloizio Marcolino      matr: 02973

                                          Lorena Lima               matr: 03406

                                          Guilherme Aquino        matr: 03053

                                                 Gilmara                       matr:

  Edna Ramos                  matr: 03117

Viçosa – Minas Gerais

Dezembro de 2015

O profissional a ser chamado será o engenheiro agrônomo, pois como administrador ficarei responsável pelas finanças, compras de insumos, compra de maquinário, contratação de mão de obra, treinamento, acompanhamento e atividades administrativas em geral, já o engenheiro agrônomo fara a analise do terreno, analise de solo, buscara alternativas de energia, irrigação, modo de colheita, sempre buscando um sistema economicamente viável e ecologicamente sustentável.

Feito os processos administrativos agora é a vez de identificar os componentes antes da porteira, dentro da porteira e após a porteira.

Antes da porteira para plantação de café.

Com o relatório em mãos do engenheiro agrônomo, será necessária a compra dos insumos como:

  1. Maquinas com seus complementos e equipamentos
  2. Identificar possíveis fontes de agua
  3. Identificar fontes de energia disponíveis
  4. Corretivos agrícolas
  5. Fertilizantes
  6. Agroquímicos
  7. Compostos orgânicos
  8. Materiais Genéticos

Maquina será necessário alugar um trator de maior potencia para o desmatamento e a construção das ruas aonde serão plantadas as mudas de café. Também será necessária a compra de um trator de menor potencia com arados para abertura de valas para o preparo dos solos.

O engenheiro agrônomo através de uma analise criteriosa com seus ajudantes ira identificar possíveis fontes de agua dentro da fazenda e ira desenvolver todo o plano de irrigamento das mudas de café.

O mesmo será feito com as fontes de energia disponível na fazenda, pois ele ira desenvolver um relatório com as principais fontes disponíveis levando em consideração o custo e a sustentabilidade, uma vez que a própria palha do café pode se transformar em uma fonte de energia.

Mais uma vez o papel do engenheiro agrônomo será necessário, pois ele terá que efetuar uma analise criteriosa do terreno a ser plantado e fazer as devidas intervenções caso necessário com os calcários agrícola, gesso agrícola ou adubos e fertilizantes.

Para combate a pragas, infestações e doenças das plantas será necessária a compra de herbicidas, inseticidas, formicidas e se necessário fugidas, sempre supervisionado pelo engenheiro agrônomo.

O composto orgânico poderá ser usado à própria palha do café uma vez que na implantação de uma lavoura de café a palha é muito rico em fontes de nutrientes, matéria orgânica e além de reter agua no solo.

O engenheiro agrônomo ira definir sobre o material genético ou as mudas a serem usados na plantação que serão obtidas através sementes de qualidade superior.

Outro papel do engenheiro é esta sempre em contato com os órgãos de pesquisa como Embrapa para contribuir com as pesquisas no setor e contribuir também na qualidade do café plantado

O administrador (eu), engenheiro agrônomo e o dono da fazenda ira ter reuniões constantes para elaboração dos projetos como elaboração de metas, objetivos, os processos, meios para a produção, definição dos mercados a serem atendidos e a comercialização do produto.

As analises de laboratórios com relação ao café plantado, bem como analise de solos, aguas e os adubos serem feitos periodicamente com o objetivo de sempre atender aos compradores com produtos de máxima qualidade.

Com o projeto em mãos e a fazenda como garantia será necessário buscar fontes de capital financeiro externos como os financiamentos bancários e os crediários fornecidos pelos fornecedores. Formas de incentivo do governo também serão buscados como forma de alavancagem do projeto em questão.

Forma de comunicação não será deixada de lado, pois com o auxilio da internet local ou por satélite, será feito todo o acompanhamento de preços dos insumos junto a fornecedores e preços de venda junto aos intermediários em questão.

O acesso à fazenda como as estradas para se chegar lá terão manutenção constante e intervenções caso necessário para que se consiga um escoamento rápido do produto vendido e a entrada de insumos.

Administração e o engenheiro terá um papel fundamental também com relação ao plano de treinamento de mão de obra como o objetivo claro que é maximizar lucros, minimizar custos, fazendo de sua mão de obra uma equipe treinada, buscando rapidez com qualidade e com segurança para todos.

No seguimento dentro da porteira

Na gestão agrícola como um todo dentro da porteira terá um papel fundamental para que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

O ciclo vegetativo de o café ira ter acompanhamentos necessários afins de que os produtos colhidos estejam no ponto de colheita que é de meia maturação.

A concepção das mudas será através de grãos de excelente qualidade genética e serão desenvolvidas através de viveiros tomando todo o cuidado com a luz, temperatura e umidade para o desenvolvimento de mudas sadias.

Com o solo preparado e adubado e as mudas no tempo de plantação será feito todo o processo que demandara o processo de plantio.

Tratos culturais terá que ser feitos constantemente para que a cultura não tenha praga, plantas concorrentes ou doenças, sempre que necessário e com mão de obra treinada ter que ser feitas às pulverizações sempre que possível. Irrigações terá controle para que a agua escassa não seja utilizada de forma desnecessária e que corrija as deficiências hídricas.

Já a colheita terá de ser feita de modo manual pelo método de catação uma vez que se busquem grãos de qualidade e maduros este método é o mais viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com