TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Socialização

Resenha: Gestao Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Este relatório tem por finalidade indicar soluções com base nos conceitos de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, para buscar a recuperação e prosperação da empresa varejista Casas Soberba.

O objetivo está na aplicação das teorias de inovação em um contexto de empresa no varejo, estas aplicações baseiam-se no modelo de criação do conhecimento organizacional criada pelos professores Nonaka e Takeuchi, o qual buscam explicar a inovação por meio dos seguintes elementos: conhecimento tácito e conhecimento explícito, enfatizando a conversão entre si. Um conhecimento que se transforma no outro por meio de quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.

Uma breve introdução de como funcionam esses quatro processos respectivamente:

A socialização é um processo de compartilhamento de experiências, um indivíduo pode desenvolver conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem, mas por meio da observação, imitação e prática.

A Externalização é um processo onde ocorre a conversão do conhecimento tácito para explícito, onde há o desenvolvimento de um novo conceito.

A combinação é onde ocorre a conversão do conhecimento explícito para conhecimento explícito, ou seja, os indivíduos trocam e combinam conceitos por meio de documentos, reuniões, conversas diretas ou redes de comunicação.

A internalização é a conversão do conhecimento explícito para tácito, quando a maioria dos membros da organização compartilha tal modelo mental e o conhecimento tácito passa a fazer parte da organização.

A empresa deve valorizar o conhecimento tácito dos funcionários, afinal, experiências podem trazer ideias inovadoras para a organização.

Devido a isso, com base na teoria de Nonaka e Takeushi, nossa assessoria propõem algumas sugestões para o sucesso das Casas Soberba:

Compartilhamento do conhecimento tácito: organizar reuniões com os colaboradores, onde será compartilhado entre si diferentes histórias, perspectivas e motivações, tornando-se a etapa crítica à criação do conhecimento organizacional. Afinal, para que haja esse compartilhamento é necessário um espaço ou situação em que os funcionários possam interagir uns com os outros através de diálogos pessoais, compartilhando experiências.

Criação de conceitos: após feito as discussões, trocas de experiências, é o momento dos colaboradores criarem novos conceitos para a empresa, dando ideias para inovar. Será válido que deem ideias as quais podem ser expressadas através de esboços, representação por gestos, metáforas, analogias, modelos a até mesmo linguagem gestual.

Justificação de conceitos: todos os indivíduos integrantes da reunião devem convencer de que seus conceitos recém-criados valem realmente a pena para a organização e para seus clientes e que se as novas ideias atendem às necessidades da sociedade de forma mais ampla. Deve ser levado em consideração os quesitos: custo, tempo, benefícios, facilidade e lucro.

Construção de um exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com