TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TÉCNOLOGO – PROCESSOS GERENCIAIS (2013)

Polo CAMAR, Porto Alegre - RS

GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

POLO DE APOIO PRESENCIAL PORTO ALEGRE/RS

2013

Gestão de Custo e Formação de Preço

Atividade avaliativa – Desafio de Aprendizagem.

POLO DE APOIO PRESENCIAL PORTO ALEGRE/RS

2013

1. Introdução

Com a globalização, surge um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas se deparam com a necessidade de buscar novas formas de produzir (com custos mais baixos e maior produtividade) e, principalmente, de administrar seus negócios. No novo contexto dos negócios, os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisões, os quais demandam mais informações e buscam maior controle, fazendo disto condição imperativa para permanecer no mercado.

Segundo Leone (1997, p. 19/20), "a Contabilidade de Custos é um ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os outros níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões".

Enfim, vamos poder observar nesse trabalho sobre a Gestão de Custo, sobre o UPES e PEP e o Mark UP I e Mark UP II.

2. Gestão de custos

As empresas estão cada vez mais buscando novos desafios para alcançarem e permanecerem na liderança, e um desses meios é desenvolver recursos humanos capazes de analisar todo o processo produtivo das organizações, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final e ou serviços ao cliente.

Portanto, o objetivo da gestão de custos nas empresas tem como intuito controlar técnicas e recursos aplicados por uma empresa e acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas), desde analise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, até procedimentos mais complexos de controle, como sistema custo-padrão e a técnica orçamentária.

Isto pode ser desenvolvido com os principais componentes de custos tendo como base alertar a administração da empresa quando a fábrica ou a atividade de serviço esta ou não operando eficientemente.

Definindo que todos os gastos compreendem todos os valores monetários nos desempenhos de suas funções. Os custos são gastos relacionados com a produção dos bens e serviços destinados á comercialização pela empresa. E as despesas são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e/ ou de administração.

Para atender o processo de custeio vamos desenvolver três componentes e três contas básicas que são: Conta de matérias-primas ou material direto, conta de produtos em processo de fabricação e conta de produtos acabados. Seguido dos seus componentes de matérias-primas ou material direto, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação. E ainda, os conceito básicos sobre os principais componentes de custo podemos dizer que há tipos e métodos de custeio.

Os tipos de custeios baseiam-se em dados reais ou históricos, ou ainda em dados predeterminados ou padrão.

Para apropriação aos produtos e serviços produzidos pela empresa podemos utilizar dois métodos de custeio. Um seria por absorção e outro por variável ou direto. Ambas as modalidades podem ser utilizadas tanto em ambiente de custo histórico como em ambiente de custeio predeterminado.

3.Representação esquemática

Custos e Despesas incorridos num mesmo período só irão para o Resultado desse período caso toda produção elaborada seja vendida e não haja estoques iniciais e finais.

Custos

O custo pode ser considerado um gasto, quando não é utilizado para a produção de outros bens e serviços.

O marco divisor do gasto para que seja considerado custo ou despesas é quando o produto estiver acabado. Enquanto estiver em fabricação é custo, e após terminado é despesa.

Despesas

As despesas podem ter sido consideradas gastos, quando têm apenas a finalidade de suprir uma necessidade por um bem ou serviço. É todo bem ou serviços consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

Custos Diretos

São aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço. Ex.: Matéria prima, mão de obra direta.

Materiais Diretos – O termo compreende em materiais comprados pela empresa com a intenção de incorpora-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção, sendo assim, parte integrante e essencial do produto.

Mão de obra direta – é composta por todo o trabalho aplicado diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes, seja este trabalho especializado ou não. Por exemplo, o trabalho do tecelão para a fabricação do tecido, o trabalho das costureiras na confecção dos vestuários, etc...

Em função da atribuição de todos os custos aos produtos, destaca-se que quando o custeio por absorção é utilizado, aumentos e diminuições de estoques de produtos (acabados ou em elaboração) sمo maiores do que quando o custeio variável é utilizado, porque nesse ultimo não inclui os custos fixos de produção.

Custos Indiretos de Fabricação - São aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço. Todos os custos relacionados com a fabricação que nمo podem ser economicamente identificados com as unidades que estمo sendo produzidas. Exemplos: aluguel da fabrica, materiais indiretos, mão-de-obra indireta, seguro, impostos, depreciação, todos os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com