TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Unidade 1 A 8

Casos: Gestão De Pessoas Unidade 1 A 8. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  8.855 Palavras (36 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 36

Teste Atividade 1

Iniciado 06/03/12 09:39

Enviado 11/03/12 17:41

Status Completada

Resultado 1 em 1 pontos

Tempo decorrido 128 horas, 1 minuto.

Instruções A unidade 1 aborda as mudanças e transformações das organizações no século XX, situando Gestão de Pessoas no contexto histórico das eras da Industrialização Clássica, Neo Clássica e da Informação. A atividade proposta traz um exercício para a fixação dos conceitos relativos às mudanças ocorridas e as consequentes influências na administração das relações com as pessoas nas organizações.

Pergunta 1

0.2 em 0.2 pontos

Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. No que se refere à concepção atual de gestão de pessoas, considere as afirmações abaixo:

(I) Devido à necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas surgiram estratégias diferenciadas no que tange à gestão de pessoas. Dentre elas encontra-se a atual estratégia de comprometimento em que as pessoas são vistas como custo, que para desempenharem adequadamente suas atividades, devem ser mandadas e controladas.

(II) Na concepção atual de Gestão de Pessoas temos que a mesma deve ser definida não simplesmente pelas atividades que executa, mas pelos resultados que agrega à organização, clientes, colaboradores e sociedade.

(III) No enfoque de gestão de pessoas, as pessoas são parte de um sistema, que deve ser administrado. No modelo de gestão estratégica as pessoas participam e integram o planejamento estratégico; as pessoas são parte do processo.

Assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

As afirmações II e III estão corretas.

Resposta Correta: d.

As afirmações II e III estão corretas.

Feedback da resposta: A estratégia de controle se baseia no comando e direcionamento das pessoas. Esta estratégia caracteriza a fase onde tínhamos nas organizações Departamento Pessoal , cujo o foco era o de fazer cumprir as exigências legais com relação ao trabalho. As principais rotinas consistiam no controle de pessoas: admissão, registros, apontamento de horas trabalhadas, férias e pagamentos. O conceito vigente era que pessoas são apenas mão de obra , ou seja, meras fornecedoras de esforço físico e trabalho. Ao contrário, no comprometimento as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos quais a empresa deve investir com vistas a obter melhores resultados organizacionais. Esta estratégia baseia-se no pressuposto que o comprometimento das pessoas na organização está intimamente relacionado com o aumento do desempenho. A concepção atual tem por pressuposto que o desenvolvimento de empresas e pessoas está intimamente ligado, razão pela qual a estratégia da empresa não pode ser pensada separada da estratégia de pessoas.

Pergunta 2

0.2 em 0.2 pontos

Marcos é um empresário que pretende constituir uma área de gestão de pessoas em sua organização. Com tal finalidade, Marcos deve observar algumas premissas que podem dar base para a ação eficaz da área. Acerca das estratégias de gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

O desenvolvimento das ações da área de gestão de pessoas deve estar vinculado ao planejamento estratégico da organização.

Resposta Correta: b.

O desenvolvimento das ações da área de gestão de pessoas deve estar vinculado ao planejamento estratégico da organização.

Feedback da resposta: A nova forma de encarar a gestão de pessoas tem por premissas basicamente dois aspectos centrais:

a) gestão de pessoas deve estar integrada, sendo que o conjunto de políticas e práticas que a formam deve atender tanto às expectativas das organizações como das pessoas. Neste sentido suas ações devem estar articuladas ao planejamento estratégico da organização.

b) O desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver (e ser desenvolvida por) pessoas, originando série de reflexões sobre a aprendizagem da organização e das pessoas e como elas estão imbricadas.

Pergunta 3

0.2 em 0.2 pontos

A partir da década de 90, com as profundas mudanças nos cenários nacional e internacional, tal como a globalização, as organizações tiveram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

Resposta Correta: d.

Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

Feedback da resposta: A noção de Administração de RH reduz a área a um conjunto de procedimentos de adaptação do indivíduo ao estereótipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com