TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Vendas

Trabalho Universitário: Gestão De Vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma pesquisa com o objetivo de elencar as principais funções do departamento de marketing e as principais funções do departamento de vendas. Em seguida, com base no texto acima e nas funções de cada departamento, faça sugestões de como alinhar os dois departamentos ou como fazer com que esses dois departamentos trabalhem de forma harmoniosa para assim atingir os objetivos da empresa e conquistar seus clientes.

Toda empresa existe com vistas no desempenho financeiro, que podemos definir como: ganhar dinheiro. O resultado financeiro é o resultado do desempenho operacional, que inclui toda espécie de atividades que uma empresa deve realizar, para vencer a batalha competitiva do mercado, para atrair, reter e atender clientes e assim obter lucro.

Dentro de uma empresa, as funções que mais ``olham para fora´´ e estão focadas no cliente, são o Marketing e Vendas.

O Marketing tem a função de administrar, planejar, agir, monitorar, criar novos produtos e estar perto dos clientes, para ouvi-los e compreende-los. O foco principal deve ser sempre o consumidor, com um alvo muito claro: faze-lo comprar de novo.

Vendas devem levar e explicar o produto ao mercado, adquirir a confiança do cliente, ser o instrumento de comunicação do mercado, pesquisar o desempenho dos produtos em cada cliente, pesquisar a viabilidade de novos produtos, acompanhar toda a logística e o pós venda.

Todo trabalho empregado pelo Marketing, seria em vão, se não fosse validado pelo êxito da área Comercial. Por essa razão, é importante uma ação integrada do Marketing com Vendas. Quando o departamento de Marketing e o de Vendas estão integrados, todos ganham, inclusive o cliente.

Uma boa maneira de engajar a equipe de vendas é criar um grupo com os indivíduos chave. Este deve ser composto por altos executivos, por vendedores experientes e também integrar os mais novos representantes, que obtiveram sucesso através das suas próprias técnicas de vendas. Esta formação varia em cada empresa, para citar outro exemplo, o grupo também poderá ser formado por vendedores que atendem certas regiões ou que tenham por objetivo determinadas contas ou clientes específicos.

Os selecionados para fazer parte do grupo devem estar comprometidos em participar de todo o processo, apresentando suas percepções e conhecimentos, para que a equipe de marketing crie um plano de comunicação. Outra forma dos vendedores auxiliarem a área de marketing é coletando, das principais contas e clientes, o feedback das ações, desde a criação e mensagem aos canais de comunicação que foram utilizados.

Quanto mais a força de vendas estiver envolvida com os processos de marketing, mais bem sucedidas se tornarão as campanhas. Se estes profissionais sentirem que fizeram parte do processo de desenvolvimento de uma campanha de marketing, certamente vão querer garantir que ela seja um sucesso e, portanto, ajudarão a transformar o lançamento em receita de vendas.

Após o lançamento de uma campanha, é essencial mensurar com a força de vendas o retorno do investimento gerado. Os profissionais de marketing devem fazer as seguintes perguntas: Esta campanha reduz o ciclo das vendas? Ela abre novas oportunidades com os clientes que já possuímos ou cria meios para que possamos interagir com as nossas prospecções? Uma vez que estas questões forem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com